SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIII número1Fiabilidade da medição da Tensão Arterial: revisão teórica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283

Rev. Enf. Ref. serIII n.1 Coimbra jul. 2010

 

Bissaya-Barreto, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e Obra Médico-Social

 

Nídia Salgueiro*

* Enfermeira; Professora aposentada da Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca.

 

Resumo

Um inusitado acontecimento leva a autora a relembrar a figura de Bissaya Barreto e a sua obra, revisitando “as suas preciosidades”, ou seja, documentos que possuía sobre tão ilustre Professor de Medicina, reputado cirurgião, grande humanista, filantropo e pedagogo, bem como, sobre a obra médico-social multifacetada a que consagra a sua vida, em favor da mãe e da criança, dos desprotegidos da sorte, atingidos pelos flagelos como a tuberculose, a lepra, que ceifam vidas e outros males que combate ferozmente. Incitada a escrever sobre o assunto, aceita o repto e ao mesmo tempo que vai relembrando acontecimentos que testemunhou, polémicas que leu nos jornais em sessenta anos de vida em Coimbra, começa a puxar o fio de Ariane, de forma a percorrer o complexo labirinto da informação, não com a pretensão de combater o Minotauro da ignorância, mas de dar algum contributo na compreensão de tão ilustre personalidade, indiscutivelmente ligada à Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Referências bibliográficas

BESSA, José dos Santos – A Obra Social do Doutor Bissaya Barreto, Revista da Fundação Bissaya-Barreto, vol.1, N.º 1, p. 9-13, Janeiro de 1986.

BESSA, José dos Santos – A Vida e a Obra do Professor Bissaya Barreto, A Casa Museu e o Prémio de Medicina Social, Revista da Fundação Bissaya-Barreto, vol.1, N.º 2, p.7-25, Dezembro de 1986.

BISSAYA-BARRETO – Coimbra e os seus Hospitais. Coimbra: Composição e impressão Coimbra Editora, 1967 (Inclui carta de Carneiro da Silva ao Director do DC).

CABRITA, Silvério – Conferência Inaugural da Exposição sobre a Obra Social de Bissaya Barreto, Revista da Fundação Bissaya Barreto, vol.1, N.º 1, p.38-39, Janeiro de 1986.         [ Links ]

CORREIA, Natália – A Questão Académica de 1907 (Prefácio de Mário Braga). Ed. Minotauro, 1962.

CASSIANO BRANCO (Texto) – Portugal dos Pequenitos (Casa de Coimbra). Junta de Província da Beira Litoral, s/d. Cassiano Branco foi o arquitecto desta obra. (A par duma introdução de cariz histórico, descreve e deixa dados históricos sobre os monumentos da cidade. Adverte que não deve ser considerada um museu de miniaturas arquitectónicas. Esse julgamento limitaria demasiado a inteligência e cultura dos que tal considerassem, por não se terem apercebido da feição pedagógica desta obra, inspirada nos métodos preconizados e defendidos pelos maiores pedagogos, como Pestalozzi, Fröebel, Montessori e outros. Foi executada com o objectivo de ensinar a criança, recriando-a. “O Portugal dos Pequenitos” é uma biblioteca para crianças para ser lida por todos os sentidos e a Casa de Coimbra um dos seus livros…).

CASTRO, Manuel Chaves (Organização da publicação) – Delegação do Instituto Maternal – Zona Centro. Novas Instalações Quinta da Rainha – Coimbra. Comissão Instaladora.

COSTA, António Neves – Portugal dos Pequenitos, Revista da Fundação Bissaya- Barreto, vol.1, N.º 1, p.69-74, Janeiro de 1986.

DIÁRIO DE COIMBRA – A Grande Homenagem Nacional a Bissaya-Barreto (inclui excertos de Almeida Santos, principal orador; Rui de Alarcão, Reitor da Universidade de Coimbra; Viegas do Nascimento, Presidente da FBB e Manuel Machado, Presidente da CMC – DC de 12 de Outubro de 1997 (p. 1, 3 e 4).

FUNDAÇÃO BISSAYA-BARRETO - Fundação Bissaya-Barreto, 50 Anos. Coimbra: Edição da Fundação Bissaya-Barreto, 2007.

FUNDAÇÃO BISSAYA-BARRETO - Bisaya-Barreto, Um Homem de Causas. Coimbra: Edição da Fundação Bissaya-Barreto, 2008.

FUNDAÇÃO BISSAYA-BARRETO – Portugal dos Pequenitos. Ed. Fundação Bissaya-Barreto, 1966 (Inclui depoimentos de visitantes).

Gazeta de Coimbra – Dr. Bissaia Barreto, N.º 411, Ano V, Sábado, 3/07/1915, p. 2.

GOEMAERE, Pierre – Bissaya Barreto (col. Os Grandes Contemporâneos). Coimbra: Ed. Casa das Beiras (Tradução Henrique Galvão), 1942.

HOSPITAL SOBRAL CID – Inclui resenha história e slogan do professor Bissaya-Barreto «Quem acode aos nossos loucos! Nos jornais e Coimbra Médica. Nasceu em 1 de Junho de 1945, sendo dotado de personalidade jurídica, autonomia administrativa e financeira pelo Decreto Lei n.º 34.547 de 28 de Abril de 1945. É do tipo Hospital Asilo Colónia Agrícola (Notícia histórica extraída do 1.º livro editado em 1958), Maio, 1984.

JORGE, Maria Guiomar – Lição de Abertura das IX Jornadas de Perinatalogia da Maternidade Bissaya-Barreto (doc. não publicado), s/data.

LIMA, J Costa (Texto) – Portugal dos Pequenitos, 2.ª ed. Coimbra: Fundação Bissaya-Barreto, 1965 (10$00). (Em discurso inflamado, a introdução faz pensar em críticas destrutivas: «…pautamos a nossa crítica pela objectividade, dentro dos princípios da justiça e da equidade, sem nos torcerem simpatias, nem acobardarem estimas, favores ou ameaças que são até maior força para pleitearmos lealmente pela verdade e pelo bem. Não nos intoxica a mesquinhes da aceitação de pessoas, como nada mais nos repugna que a falta de carácter e de lógica…Assim como reparamos no mal e deficiências para corrigi-los em perfeições de latitudes infinitas, também admiramos e exaltamos todo o bem sem o afogar em reticências deprimentes ou silêncios calculados e inimigos…).

MOURA, Horácio – A Fundação Bissaya-Barreto, Revista da Fundação Bissaya- Barreto, vol.1, N.º 1, p.17- 60, Janeiro de 1986.

MOURA, Horácio – A Vida da Fundação Bissaya-Barreto (Coordenação e notas de reportagem) Revista da Fundação Bissaya Barreto, vol.1, N.º 2, p.27- 71, Dezembro de 1986.

MOURA, Horácio – Liga dos Amigos da Fundação Bissaya-Barreto, Revista da Fundação Bissaya-Barreto, vol.1, N.º 2, p.73-77, Dezembro de 1986.

MOURA, Horácio – Visita da Ministra da Saúde à Fundação Bissaya-Barreto (Notas de reportagem) Revista da Fundação Bissaya Barreto, vol.1, N.º 2, p.79-84, Dezembro de 1986.

MOURA, Horácio – O que diz a Comunicação Social (Notas de reportagem) Revista da Fundação Bissaya Barreto, vol.1, N.º 2, p.89-95, Dezembro de 1986.

NAMORA, Viriato – Bissaya Barreto: o Homem e a Obra. Coimbra: Fundação Bissaya Barreto, 1997 (por ocasião da Homenagem Nacional em 11 de Outubro de 1997).

NAMORA, Viriato – Basta!, Diário de Coimbra, 5/08/1997, rectificado em 6/08/1997.

NASCIMENTO, Nuno Gaspar Viegas – Casa Museu Bissaya Barreto Revista da Fundação Bissaya-Barreto, vol.1, N.º 1, p.15-16, Janeiro de 1986.

PAIS DE SOUSA, Jorge – Bissaya Barreto - Ordem e progresso. Coimbra: Livraria Minerva Editora.

PORTUGAL DOS PEQUENITOS – Museu da Criança. Não indica o Autor do texto nem o editor, nem a data. Contracapa, em letra minúscula, muito discreto Lito Of. Artistas Reunidos Porto (Fecha com versos de Goldoni «Amai tudo quanto é velho/os Amigos velhos, do tempo/antigo os velhos costumes, os livros velhos, o vinho velho/…».

ROCHA JÚNIOR (texto) – Portugal dos Pequenitos: Um País de Conto de Fadas (Transcrito do Diário de Notícias de 10/10/1939), N/indica quem edita. Preço 7$50 a favor do Portugal dos Pequenitos (contém depoimentos de visitantes).

SALGUEIRO, Nídia – Lar das Alunas Enfermeiras de Coimbra: Revista Referência, n.º 12, 2004.

TRABULO, António – O Diário de Salazar, 5.ª ed. (Ficção com base histórica, a partir do Arquivo Salazar da Biblioteca Nacional. Prefácio de Fernando Dacosta). Lisboa: Parceria A. M. Pereira, Livraria editora, L.da, 2004.

VILHENA, António - O tríplice abraço, Diário de Coimbra, 28 de Fevereiro de 2008

 

Consultas a Centros de Documentação:

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE COIMBRA:

Livros de Actas dos Conselhos Escolares da Escola de Enfermagem dos Hospitais da Universidade de Coimbra, de 1920 a 1931;

Livros de Actas da Escola de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca, de 1931 a 1956..

 

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO BISSAYA-BARRETO

Bissaya-Barreto:

- Diversos manuscritos;

- O Sol em Cirurgia;

- Subsídios para a História;

- Uma Obra Social realizada em Coimbra;

- Revista Saúde, Revistas da FBB, Jornais;

- Acerbo fotográfico, etc.

Ângelo da Fonseca e Bissaya-Barreto – Arquivos das Clínicas Cirúrgicas (1928 a 1942).

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons