SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIII issue3Users with gastrectomy for gastric carcinoma: nutrition versus quality of life - Systematic literature reviewQuality indicators for sensitive care in nursing homes for older people author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283

Rev. Enf. Ref. serIII no.3 Coimbra Mar. 2011

 

A prática discursiva sobre a formação de enfermeiros em Portugal

 

Pedro José Silva*; António Magalhães** e Lucília Nunes***

* Licenciado em Enfermagem, Licenciado em Ciências da Educação; Doutorando em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Enfermeiro no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia [pedrojosesilva@forumenfermagem.org].

** Professor Associado da. Investigador do CIPES e CIIE. Local de trabalho: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Doutoramento em Sociologia Política da Educação - Center for Higher Education Policy Studies, Universidade de Twente - Holanda, Mestrado em Ciências da Educação - FPCE-UP, Licenciatura – FLUP [antonio@fpce.up.pt].

*** Professora Coordenadora na Escola Superior de Saúde de Setúbal do IPSetúbal. Doutoramento em Filosofia (Universidade Nova de Lisboa), Mestrado em Ciências de Enfermagem (Universidade Católica) e em História Cultural e Política (Universidade Nova de Lisboa), Licenciatura em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (Escola Superior de Enfermagem Maria Fernanda Resende) e em Filosofia (Universidade Católica) [lucilia.nunes@gmail.com].

 

Resumo

Este artigo tem como objecto de estudo a formação de enfermeiros em Portugal. O seu objectivo é o de identificar as temáticas presentes nos discursos sobre a formação dos enfermeiros. Apresentamos a análise de conteúdos temáticos efectuada a partir de 41 artigos seleccionados de fontes diversas. É ainda feita uma teorização dos resultados a partir das conceptualizações da análise do discurso que foi mobilizada para revelar os elementos discursivos dentro da ordem do discurso sobre a formação dos enfermeiros.

Palavras-chave: formação de enfermeiros; prática discursiva; modelo tridimensional do discurso.

 

The Discoursive Practice on the education of nurses in Portugal

Abstract

This article has as object of study nursing education in Portugal. Its purpose is to identify the themes in the discourse on the education of nurses. It presents the analysis of the thematic content from 41 articles selected from various sources. It also theorises the results using discourse analysis concepts. This was done with the purpose of revealing the discursive elements within the order of discourse on the education of nurses.

Keywords: education of nurses; discursive practice; three-dimensional model of discourse.

 

La Práctica Discursiva sobre la formación de enfermeros en Portugal

Resumen

Este artículo tiene como objeto de estudio la formación de enfermeros en Portugal. Su objetivo es identificar los temas presentes en los discursos sobre la formación de los enfermeros. Presentamos un análisis de los contenidos temáticos realizado a partir de 41 artículos seleccionados de diversas fuentes. También se hizo una teorización de los resultados a partir de las conceptualizaciones del análisis del discurso, el cual se utilizó para revelar los elementos discursivos dentro del orden del discurso sobre la formación de los enfermeros.

Palabras clave: formación de enfermeros; práctica discursiva; modelo tridimensional del discurso.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Referências Bibliográficas

BENNER, Patrícia (2001) – De iniciado a perito: excelência e poder na prática clínica de enfermagem. Coimbra: Quarteto.

DECRETO-LEI nº 175/04. D.R. II Série. 170 (04-07-21).

FALK-RAFAEL, A. (1999) - The politics of health promotion: influences on public health promoting nursing practice in Ontario, Canada from Nightingale to the nineties. Advances in Nursing Science. Vol. 22, nº 1, p. 23-39.

FAIRCLOUGH, Norman (1992) - Discourse and social change. Cambridge : Polity Press.

FAIRCLOUGH, Norman (1995) - Critical discourse analysis: the critical study of language. Londres : Longman.

FAIRCLOUGH, Norman (2003) - Analysing discourse: textual analysis for social research. New York : Routledge.

FOUCAULT, M. (1970) – A ordem do discurso: aula inaugural no College de France, pronunciada em 2 de Dezembro de 1970. São Paulo: Edições Loyola.

FOUCAULT, M. (1977) - Language, counter-memory, practice: selected essays and interviews. New York: Cornell University.

FRANCO, João José (2008) - Da unidade à diversidade: os planos de estudo do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Referência. Série 2, nº 7, p. 53-66.        [ Links ]

HAZELTON, Michael (1990) - Medical discourse on contemporary nurse education: an ideological analysis. Journal of Sociology [Em linha]. Vol. 26, nº 1. [Consult. 8 Dez. 2009]. Disponível em WWW: <URL:http://jos.sagepub.com/cgi/content/abstract/26/1/107>.

LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal (1985) - Hegemony and socialist strategy: towards a radical democratic politics. Londres: Verso.

MENDONÇA, Daniel (2003) - A noção de antagonismo na ciência política contemporânea: uma análise a partir da perspectiva da teoria do discurso. Revista de Sociologia e Política. Nº 20, p. 135-145.

PEDRO, E. (1998) - Análise crítica do discurso: aspectos teóricos, metodológicos e analíticos. In PEDRO, Emília, org. - Análise crítica do discurso. Lisboa: Caminho. p. 19-46.

SMITH, J. (2007) - Critical discourse analysis for nursing research. Nursing Inquiry. Vol. 14, nº 1, p. 60-70.

 

Recebido para publicação em: 23.09.10

Aceite para publicação em: 18.11.10

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License