SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Abordagem hierárquica para avaliação da fiabilidade de sistemas de produção complexos com comportamento não-markovianoPlanejamento e Programação da Produção numa Fundição Cativa Automatizada de Grande Porte índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Investigação Operacional

versão impressa ISSN 0874-5161

Inv. Op. v.24 n.2 Lisboa dez. 2004

 

Avaliação do Desempenho de Alunos Considerando Classificações Obtidas e Opiniões dos Docentes

 

Maria Helena Campos Soares de Mello *

Heitor Luiz Murat de Meirelles Quintella *

João Carlos Correia Baptista Soares de Mello *

 

* Departamento de Engenharia de Produção Escola de Engenharia - Universidade Federal Fluminense Brasil

{mhelenamello@netscape.net, hquintel@unisys.com.br, jcsmello@sapo.pt}

 

Abstract

This paper intends to evaluate the academic evolution of an engineering students group who entered Universidade Federal Fluminense (UFF) - Brazil in 1997. Both scholarship bulletins, and lecturers opinions are considered in order to understand what "a good studen" is. The lectures opinions are evaluated with the multicriteria elementary methods of Borda and Condorcet. A statistical analysis is performed with the scholarship bulletins from 1997 until 2000.

 

Resumo

Este artigo avalia a situação académica dos alunos dos cursos de Engenharia que ingressaram na Universidade Federal Fluminense (UFF) - Brasil em 1997 pelo acompanhamento do seu rendimento escolar, tentando estabelecer relações de causa e efeito entre suas classificações nas diferentes etapas do exame de admissão, chamado "concurso vestibula''. A amostra é constituída por cerca de cento e cinquenta alunos, com dados referentes às suas classificações em todas as disciplinas frequentadas até ao segundo semestre de 2000. É feita também uma análise da opinião docente sobre as condições que permitem formar um bom aluno e sobre o que se considera um bom aluno. Os resultados dos questionários aplicados são analisados por métodos multidecisor elementares (métodos de Borda e Condorcet) e comparados com a análise anterior.

 

Keywords: education , student evaluation, multicriteria analysis.

Title: Teachers perception and actual students ranking in performance appraisal.

 

Texto completo apenas disponível em PDF.

Full text only in PDF.

 

Referências

1. Barba-Romero, S., Pomerol, J.C., Decisiones Multicriterio: Fundamentos Teóricos e Utilización Práctica, Colección de Economia, Universidad de Alcalá, (1997.)         [ Links ]

2. COSEAC, Manual do Vestibular UFF 2002, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil, (2001.)        [ Links ]

3. Dias, L.M.C., Almeida, L.M.A.T., Clímaco, J.C.N., Apoio Multicritério à Decisão, Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal, (1996.)         [ Links ]

4. Gomes, E. G.; Lins, M. P. E.; Soares de Mello, J. C. C. B., Seleção do melhor município: Integração SIG-Multicritério, Investigação Operacional, v. 22, n. 1, (2002)         [ Links ]

5. Roy, B., Bouyssou, D. Aide multicritèrie à la décision: méthods et cas, Economica, Paris (1993).         [ Links ]

6. Soares de Mello, J. C. C. B.; Gomes, E. G.; Lins, M. P. E.; Vieira, L. A. M., Um caso de estudo de integração SIG-DEA-MCDA: a influência de uma instituição de ensino superior em vários municípios do Estado do Rio de Janeiro, Investigação Operacional, v. 21, n. 2, (2001)         [ Links ]

7. Soares de Mello, J. C. C. B.; Lins, M. P. E.; Soares de Mello, M. H. C.; Gomes, E. G., Evaluating the Performance of Calculus Classes Using Operational Research Tools, European Journal Of Engineering Education, Inglaterra, 27, n. 2, (2002.)         [ Links ]

8. Soares de Mello, M. H. C.; Soares de Mello, J. C. C. B., Ingresso nos cursos de Engenharia: Vestibular junto e separado, XXVIII COBENGE-Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, Ouro Preto, Brasil, (2000)         [ Links ]

9. Soares de Mello, M. H. C.; Soares de Mello, J. C. C. B.; Vaz, M. R., Análise exploratória dos dados da separação do vestibular para as habilitações da Engenharia na UFF, . VI EEE-Encontro de Educação em Engenharia, Itaipava - Petrópolis, Brasil, (2000)         [ Links ]

10. Soares de Mello, M.H.C., Avaliação de Desempenho nas Engenharias: Estudo de Caso UFF, Tese de Mestrado, Coordenação de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil (2002)        [ Links ]