SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2O bem-estar psicológico de adolescentes com insuficiência renal crónicaContributo para a validação concorrente de uma medida de adesão aos tratamentos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Psic., Saúde & Doenças v.2 n.2 Lisboa nov. 2001

 

Satisfação do utente e atitudes face aos médicos e medicina: um estudo piloto1

Maria da Graça Pereira2, Vera Araújo-Soares & Teresa McIntyre

Universidade do Minho, Departamento de Psicologia – Minho, Portugal

 

Resumo: Ao longo dos vários contactos que os utentes vão estabelecendo com o serviço de saúde e com os profissionais vão construindo um conjunto de atitudes face aos médicos e medicina que derivam da sua avaliação pessoal dos cuidados recebidos presente trabalho descreve um estudo exploratório sobre a relação entre as atitudes face aos médicos e medicina e a satisfação do utente. Os resultados revelam a existência duma relação entre estas duas variáveis enfatizando assim a importância das representações cognitivas e das variáveis sócio-demográficas na satisfação do utente. Implicações ao nível do treino dos profissionais são apresentadas.

Palavras-chave: Atitudes face aos médicos e medicina, Satisfação do utente.

 

Patient attitudes and satisfaction toward physicians and medicine: a pilot study

Abstract: During their contact with the health care system and health professionals, patients develop a set of attitudes towards doctors and medicine that are derived from their personal experience. This paper describes an exploratory study that assesses the relationship between patient satisfaction and attitudes toward doctors and medicine. The results revealed that these two variables are related and show the importance of addressing patients’ cognitive representations and socio-demographics characteristics on their satisfaction with the health care system. Implications for health professionals training are also presented.

Key words: Attitudes towards doctors and medicine, Patient satisfaction.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Referências

Bishop, G.D. (1994). Health Psychology: Integrating Mind and Body. Boston: Allyn and Bacon.         [ Links ]

Conner, M., & Norman, P. (1995). Predicting Health Behaviour: Research and practice with social cognition models. Open University Press.

Fitzpatrick, R. (1993). Scope and Measurement of Patient’s Satisfaction. In R. Fitzpatrick & A. Hopkins (Eds.), Measurement of Patient’s Satisfaction With Their Care (pp. 1-17), London: Royal College of Physicians of London.

Fitzpatrick, R. (1997). Patient satisfaction. In A. Baum, S. Newman, J. Weinman, R. West, & C. McManus (Eds.), Cambridge Handbook of Psychology, Health and Medicine (pp. 301304). Cambridge University Press.

Haug, M.R., Wykle, M.L. & Namazi, K.H. (1989). Self-care among older adults. Social Science and Medicine, 20 (2), 171-183.

Horne, R., Weinman, J., & Hankins, M. (1997). The beliefs about medicines questionnaire: The development and evaluation of a new method for assessing the cognitive representation of medication. Psychology and Health,12, 1-24.

King, J.B. (1984). Illness attributions and the health belief model. Health Education Quarterly, 10, 3-4.

Leventhal, H., Zimmermen, R., & Gutman, M. (1984). Compliance: A self regulation perspective. In W. Gentry (Ed.), Handbook of Behavioral Medicine (pp. 369-423). New York: Guildford Press.

Marteau, T.M. (1990). Attitudes towards doctors and medicine: The preliminary development of a new scale. Psychology and Health, 4, 351-356

McIntyre, T., Pereira, M.G., Silva, N.S., Fernandes, S., & Correia, M.J. (1999). Manual doQquestionário de Avaliação da Satisfação doUutente. Porto. Administração Regional de Saúde-Norte.

McIntyre, T., Pereira, M.G., Silva, N.S., Fernandes, S., & Correia, M.J. (no prelo). Estudo Aprofundado da Satisfação do Utente dos Serviços de Saúde na Região Norte: Avaliação Regional e Subregional. Porto. Administração Regional de Saúde-Norte.

Pereira, M.G., & Silva, N.S. (1999). Escala de atitudes face aos médicos e à medicina. In A. Soares, S. Araújo, & S. Caires (Eds.), AvaliaçãoPsicológica: Formas e Contextos (pp. 496503). Braga: APPORT.

Fitzpatrick, R., & Hopkins, A. (Eds). (1993). Measurement of Patient’s Satisfaction With Their Care (pp. 1-17). London: Royal College of Physicians of London.

Roter, D. (1989). Which facets of communication have strong effects on outcome – A metanalysis. In M. Stuart & I.D. Roter (Eds.), Comunicating with medical patients (pp. 183196). Newbury Park, CA: Sage Publications.

 

1 Uma versão reduzida deste trabalho foi publicada na revista Mundo Médico

2 Contactar para E-mail: gracep@iep.uminho.pt; Universidade do Minho, IEP; 4700-320 Braga, Portugal. Fax: 253678987.