SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2O valor da redeDimensión integrante del planeamiento estratégico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versión impresa ISSN 1645-4464

Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão v.6 n.2 Lisboa abr. 2007

 

Os novos princípios de um negócio baseado na lógica de enxame

 

por Peter A. Gloor1 e Scott M. Cooper2

 

RESUMO: Em cada grande empresa, grupos de pessoas criativas auto-organizam-se para explorar e desenvolver em conjunto ideias com que se preocupam profundamente. Estas redes de colaboração muitas vezes incluem os clientes o outros actores fora da empresa. Agora a inovação colaborativa está a ser estendida da área da geração de ideias e do desenvolvimento do produto para a própria essência do negócio. De facto, algumas empresas chegam a basear todo o seu modelo de negócio nestas redes de colaboração.

Palavras-chave: Lógica de Enxame, Redes, Inovação Colaborativa, Criatividade, Inteligência Colectiva

 

The new principles of a swarm business

 

ABSTRACT: In every large company, groups of creative individuals self-organize to explore and develop ideas that they care deeply about. These collaborative networks often include customers and others outside the company’s boundaries. Now collaborative innovation is being extended from the realm of idea generation and product development to the very essence of doing business. In fact, some companies have based their entire business models on collaborative networks.

Key words: Swarm Business, Networks, Collaborative Innovation, Creativity, Collective Intelligence

 

Texto apenas disponível na versão impressa.

Full text only available in printed version.

 

 

 

1 Peter A. Gloor é um cientista investigador no Centro para a Inteligência Colectiva da Sloan School of Management do MIT, onde lidera um projecto de estudo das redes de inovação colaborativa. É professor visitante da Universidade de Colónia (na Alemanha) e também leitor na Universidade de Tecnologia de Helsínquia (na Finlândia).

2 Scott M. Cooper é um investigador da mesma escola do MIT. Trabalha com especialistas em tecnologia e com cientistas sociais numa grande diversidade de projectos e tem escrito extensivamente sobre negócios, economia e inovação.

Gloor e Cooper são autores do livro Coolhunting: Changing Down the Next Big Thing, publicado recentemente pela AMACOM. Pode contactar os autores pelo e-mail: smrfeedback@mit.edu.

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons