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Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versión impresa ISSN 1645-4464

Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão v.6 n.3 Lisboa jul. 2007

 

A influência dos valores culturais na Responsabilidade Social das Empresas: Um estudo empírico sobre a atitude dos gestores brasileiros

Filipe Almeida1 e Filipe Sobral2

 

RESUMO: Na origem do comportamento empresarial estão decisões individuais dos dirigentes, cuja compreensão plena só é possível por meio da análise das suas motivações e dos fatores que influenciam e condicionam o julgamento humano. O sistema de valores e de crenças do dirigente pode ser determinante na tomada de decisões sobre questões que envolvam a relação da empresa com a sociedade. Assim, este artigo pretende avaliar como a atitude dos dirigentes empresariais perante a Responsabilidade Social das Empresas (RSE) é influenciada pelos seus valores culturais. Numa pesquisa com 158 gestores brasileiros, foi identificada uma relação significativa entre a preocupação com a comunidade envolvente e os valores masculinos, contrastando com a maior resistência ao desenvolvimento destes laços com a comunidade por parte dos gestores mais conservadores. Foi testada uma escala para avaliação da atitude perante a RSE e exploradas as razões que podem justificar os resultados encontrados.

Palavras-chave: Responsabilidade Social, Cultura, Valores

 

TITLE: The influence of cultural values on Corporate Social Responsibility: an empirical study of Brazilian managers’attitudes

ABSTRACT: Corporate behavior is largely based on top managers’ individual decisions, which can only be fully understood through comprehensive analysis of the underlying factors that influence and shape human judgment.The managers’ personal system of values and beliefs can play a decisive role in corporate issues that address the relation between business and society. This study intends to assess how the attitude of top managers towards Corporate Social Responsibility (CSR) is influenced by their cultural values. A field study with 158 Brazilian managers revealed a significant relationship between managerial concern for community and masculine personal values. Results also showed that more conservative managers tend to resist developing a sustained relationship with society, beyond the corporation core business. A scale for assessment of attitudes towards CSR was tested and main results were discussed.

Key words: Social Responsibility, Culture, Values

 

TITULO: La influencia de los valores culturales en la Responsabilidad Social de las Empresas – Un estudio empírico sobre la actitud de los gestores brasileños

RESUMEN: En el origen del comportamiento empresarial están las decisiones individuales de los dirigentes, cuya comprensión solo es posible por medio del análisis de sus motivaciones y los factores que influencian y condicionan el juzgar humano. El sistema de valores y creencias del dirigente puede ser fundamental en la toma de decisiones sobre cuestiones que condicionen la relación entre la empresa y la sociedad. Por ese motivo este artículo tiene como objetivo evaluar como la actitud de los dirigentes empresariales en relación a la Responsabilidad Social en la Empresas (RSE) es influenciada por sus valores culturales. En un análisis que se hizo con 158 gestores brasileños, fue identificada una importante relación entre la preocupación con la comunidad y los valores masculinos, contrastando la mayor resistencia al desarrollo de este lazos con la comunidad por parte de los gestores mas conservadores. Fue probada una escala para evaluación de la actitud sobre la RSE y exploradas las razones que pueden justificar los resultados encontrados.

Palabras clave: Responsabilidad Social, Cultura, Valores

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

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1Filipe Almeida

falmeida@fe.uc.pt

Doutor em Administração pela EBAPE/FGV (Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas). Mestre em CiênciasEmpresariais pela FEUC (Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra). Professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, em Coimbra, Portugal.

PhD in Management by EBAPE/FGV (Brazilian School of Public and Business Administration of the Getúlio Vargas Foundation). Master in Business Science by FEUC (Faculty of Economics of the University of Coimbra). Teacher at the Faculty of Economics of the University of Coimbra, in Coimbra, Portugal. Master en Ciencias Empresariales por la FEUC.

Doctor de la Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas de la Fundação Getúlio Vargas. Profesorde la Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), Coimbra, Portugal.

 

2Filipe Sobral

filipe.sobral@fgv.br

Doutor em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas. Mestre em Ciências Empresariais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Portugal e da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, Brasil.

PhD in Management at the Brazilian School of Public and Business Administration of the Getúlio Vargas Foundation. Master in Business Sciences at the Faculty of Economics of the University of Coimbra. Professor at the Faculty of Economics of the University of Coimbra, Portugal and at the Brazilian School of Public and Business Administration of the Getúlio Vargas Foundation, Brazil.

Master en Ciencias Empresariales pela FEUC. Doctor de la Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas de la Fundação Getúlio Vargas. Profesor de la Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), Coimbra, Portugal.

 

Recebido em Junho de 2007 e aceite em Setembro de 2007.

Received in June 2007 and accepted in September 2007.

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