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Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 1645-4464

Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão v.7 n.1 Lisboa jan. 2008

 

Um «framework» para a gestão do conhecimento nas organizações

Mírian Oliveira 1 e Mário Caldeira 2

 

RESUMO: A gestão do conhecimento continua a ser um desafio acadêmico e empresarial. Muitas organizações têm dificuldade em implementar com sucesso projectos de gestão do conhecimento. Este trabalho de investigação tem como objectivo analisar os aspectos considerados na literatura como associados a iniciativas de gestão do conhecimento e apresentar um framework que permita integrar esses diferentes aspectos. Este enquadramento poderá ser utilizado como referencial para a implementação e desenvolvimento de projectos de gestão de conhecimento.

Palavras-Chave: Gestão do Conhecimento, Gestão da Informação, Gestão de Projectos

 

TITLE: A knowledge management framework for organizations

ABSTRACT: Knowledge management is still an academic and professional challenge. Many organizations have significant problems in implementing in-house successful knowledge management projects. The objective of this research is to analyze the issues identified in the literature as related to knowledge management initiatives and present a framework that enable the integration of those different issues. The framework can be used as a reference in the implementation and development of knowledge management projects.

Key Words: Knowledge Management, Information Management, Project Management

 

TÍTULO: Un «framework» para la gestión del conocimiento en las organizaciones

RESUMEN: La gestión del conocimiento sigue siendo un reto académico y empresarial. Muchas organizaciones tienen dificultad en implementar con éxito proyectos en la gestión del conocimiento. Este trabajo de investigación tiene como objetivo analizar todos los aspectos considerados en la literatura como asociados a iniciativas en gestión de conocimiento y presentar un «framework» que permita integrar eses diferentes aspectos. Este cuadro puede ser utilizado como referencia en la implementación y desarrollo de proyectos de gestión de conocimiento.

Palabras Clave: Gestión del Conocimiento, Gestión de la Información, Gestión de Proyectos

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

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1 Mírian Oliveira

miriano@pucrs.br

Doutora em Administração (Univ. Federal do Rio Grande do Sul, Brasil). Professora Titular do Mestrado em Administração e Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Professor of Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul, Porto Alegre – RS, Brazil. Doctor in Business Administration (Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil).

Doctorada en Administración (Univ. Federal do Rio Grande do Sul, Brasil). Profesora Titular de la Maestría en Administración y Negocios de la Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

2 Mário Maciel Caldeira

caldeira@iseg.utl.pt

Doutor em Gestão (Univ. de Cranfield, Reino Unido). Professor Associado com Agregação do ISEG – Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, Portugal.

Associate Professor at ISEG – Technical University of Lisbon, Lisbon, Portugal. PhD in Management (Cranfield University, United Kingdom).

Doctorado en Gestión (Univ. de Cranfield, Reino Unido). Profesor Asociado con Agregación en el ISEG – Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, Portugal.

 

Recebido em Outubro de 2007 e aceite em Fevereiro de 2008.

Received in October 2007 and accepted in February 2008.

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