SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Um «framework» para a gestão do conhecimento nas organizaçõesO Conselho de Administração nas empresas familiares índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 1645-4464

Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão v.7 n.1 Lisboa jan. 2008

 

Mudanças na distribuição automóvel europeia

Vasco Eiriz 1 e Natália Barbosa 2

 

RESUMO: Este estudo discute as mudanças em curso na distribuição automóvel europeia desencadeadas pela sua actual regulamentação. Reconhecendo que no sistema de negócios da indústria automóvel existem vários sectores que merecem análise, neste estudo de caso procede-se a um diagnóstico detalhado da situação actual e futura da distribuição automóvel na Europa. Na interpretação dos dados recolhidos em diferentes fontes documentais, utilizou-se um enquadramento conceptual vasto que envolve contributos da estratégia, marketing e economia industrial e da empresa. Na análise do sector discute-se a sua estrutura, dinâmica e crescimento, concorrência, e relações interempresariais de natureza horizontal e relações verticais no seio do sector da distribuição automóvel. Identifica-se ainda o processo de mudança em curso e discutem-se as implicações dessas mudanças para o sector.

Palavras-Chave: Distribuição, Automóvel, Ambiente, Dinâmica Empresarial, Europa

 

TITLE: Changes in the European automotive distribution

ABSTRACT: This study discusses the ongoing changes in the European automotive distribution driven by its current regulation. It recognises that the automotive business system comprises several sectors that deserve analysis and carries out a case study with a detailed diagnosis of the current and future state of the automotive distribution in Europe. In interpreting data collected from several documental sources, the study applies a broad conceptual framework that comprises contributions from the strategy, marketing and industrial economics literatures. In this analysis we discuss the structure, dynamics and growth, competition and horizontal inter organisational relationships and vertical relationships within the automotive distribution sector. It also identifies the ongoing changing process and discusses the implications of those changes for the sector.

Key Words: Distribution, Automotive, Environment, Industrial Dynamics, Europe

 

TITULO: Cambios en la distribución automóvil europea

RESUMEN: En este estudio se discute los cambios en curso en la distribución automóvil europea debido a su actual legislación. Reconociendo que en el sistema de negocio de la industria de la automoción existen varios sectores que merecen un analice, en este estudio de caso procedemos a un diagnostico detallado de la situación actual y futura en la distribución automóvil en Europa. En la interpretación de los datos obtenidos en diferentes fuentes documentales, será usado un cuadro conceptual vasto que implica contribuciones de la estrategia, marketing y economía industrial y de la empresa. En el analice del sector se discute su estructura, dinámica y crecimiento, competencia, y relaciones inter-empresariales de naturaleza horizontal y relaciones verticales en el seno del sector de distribución automóvil. También se puede identificar el proceso de cambio en curso y se discuten las implicaciones de ese cambio para el sector.

Palabras Clave: Distribución, Automóvil, Ambiente, Dinámica Empresarial, Europa

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Referências bibliográficas

ANDERSON, J. C. e NARUS, J. A. (1990), «A model of distributor firm and manufacturer firm working partnerships». Journal of Marketing, vol. 54(1), pp. 42-58.         [ Links ]

BAIN, J. S. (1956), Barriers to New Competition. Harvard University Press, Cambridge, MA.

CAVES, R. E. e PORTER, M. E. (1977), «From entry barriers to mobi­lity barriers: conjectural variations and contrived deterrence to new competition». Quarterly Journal of Economics, vol. 91, pp. 241-261.

DANT, R. P. e SCHUL, P. L. (1992), «Conflict resolution processes in contractual channels of distribution». Journal of Marketing, vol. 56(1), pp. 38-54.

EIRIZ, V. e BARBOSA, N. (2004), Guia de Apoio à Análise Estratégica de um Sector. Universidade do Minho, Braga.

EL-ANSARY, A. I. e STERN, L. W. (1972), «Power measurement in the distribution channel». Journal of Marketing Research, vol. 9(1), pp. 47-52.

ETGAR, M. (1979), «Sources and types of intra-channel conflict». Journal of Retailing, vol. 55(1), pp. 61-78.

KAUFMANN, P. e RANGAN, V. K. (1990), «A model for managing system conflict during franchise expansion». Journal of Retailing, vol. 66(2), pp. 155-178.

McGAHAN, A. M. (2000), «How industries evolve». Business Strategy Review, vol. 11(3), pp. 1-16.

McGEE, J. e THOMAS, H. (1986), «Strategic groups: theory, research and taxonomy». Strategic Management Journal, vol. 7(2), pp. 141-160.

McGEE, J.; THOMAS, H. e PRUETT, M. (1995), «Strategic groups and the analysis of market structure and industry dynamics». British Journal of Management, vol. 6(4), pp. 257-270.

MORGAN, R. M. e HUNT, S. D. (1994), «The commitment-trust theory of relationship marketing». Journal of Marketing, vol. 58(3), pp. 20-38.

PORTER, M. E. (1980), Competitive Strategy: Techniques for Analyzing Industries and Competitors. The Free Press, NovaYork.

PORTER, M. E. (1990), The Competitive Advantage of Nations. The Free Press, Nova York.

ROSENBERG, L. J. e STERN, L. W. (1971), «Conflict measurement in the distribution channel». Journal of Marketing Research, vol. 8(4), pp. 437-442.

STERN, L. W. (1969), Distribution Channels: Behavioral Dimensions. Houghton Mifflin, Boston, MA.

SUTTON, J. (1991), Sunk Costs and Market Structure. MIT Press, Cambridge, MA.

YIP, G. S. (1989), «Global strategy... in a World of nations?». Sloan Management Review, vol. 31(1), pp. 29-41.

 

1 Vasco Eiriz

veiriz@eeg.uminho.pt

Doutor em Gestão (Univ. de Manchester). Professor de Gestão Estratégica e Empreendedorismo na Escola de Economia e Gestão, Universidade do Minho, Gualtar, Braga, Portugal.

PhD in Management (Univ. of Manchester). Professor of Strategic Management and Entrepreneurship at the Management and Economics School, University of Minho, Gualtar, Braga, Portugal.

Doctorado en Gestión (Univ. de Manchester). Profesor de Gestión Estratégica y Emprededorismo en la Escola de Economia e Gestão, Universidade do Minho, Gualtar, Braga, Portugal.

2 Natália Barbosa

natbar@eeg.uminho.pt

Doutora em Economia (Univ. de Manchester). Professora de Economia na Escola de Economia e Gestão, Universidade do Minho, Gualtar, Braga, Portugal.

PhD in Economics (Univ. of Manchester). Professor of Economics at the Management and Economics School, University of Minho, Gualtar, Braga, Portugal.

Doctorada en Economía (Univ. de Manchester). Profesora de Economía en la Escola de Economia e Gestão, Universidade do Minho, Gualtar, Braga, Portugal.

 

Recebido em Setembro de 2007 e aceite em Fevereiro de 2008.

Received in September 2007 and accepted in February 2008.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons