SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1O impacto da Responsabilidade Social das Empresas na Economia SocialOs efeitos da desmaterialização das relações bancárias devido ao uso do Internet «Banking» e do marketing relacional índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 1645-4464

Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão v.7 n.1 Lisboa jan. 2008

 

Metodologia de avaliação da eficácia organizacional para o Ensino Superior

António Fernandes 1

 

RESUMO: A metodologia de avaliação da eficácia organizacional das instituições de Ensino Superior proposta por Cameron (1978) é o tema central deste texto. O enquadramento teórico do tema revela a inexistência de consensos relativamente ao conceito estudado. Por essa razão, o estudo desta variável em contexto específico obriga ao recurso a uma bateria de 63 indicadores que permitem avaliar nove critérios de eficácia que se agrupam em três domínios, designadamente o académico, o da adaptação externa e o da motivação.

Palavras-Chave: Eficácia Organizacional, Ensino Superior, Domínio Académico, Domínio da Adaptação Externa, Domínio da Motivação, Modelo dos Valores Competitivos

 

TITLE: Organizational effectiveness assessment methodology for Higher Education

ABSTRACT: The organizational effectiveness assessment methodology for Higher Education that was proposed by Cameron (1978) is the central theme of this text. The theoretical framework of the theme reveals the inexistence of consensus about the concept. For that reason, the study of this variable in a specific context involves the use of a 63 indicators that allow the evaluation of nine effectiveness criteria and can be grouped in three domains, namely the academicals domain, the external adaptation domain and the moral domain.

Key Words: Organizational Effectiveness, Higher Education, Academicals Domain, External Adaptation Domain, Moral Domain, Competitive Values Model

 

TITULO: Metodología de evaluación de la eficacia organizacional para la enseñanza superior

RESUMEN: La metodología de evaluación de la eficacia organizacional de las instituciones de enseñanza superior propuesta por Cameron (1978) es el tema central de este texto. El encuadramiento teórico del tema revela la inexistencia de consensos en relación al concepto estudiado. Por este motivo, el estudio de esta variable en contexto específico obliga al recurso de un conjunto de 63 indicadores que permitan evaluar nueve criterios de eficiencia que se agrupan en tres dominios, designadamente el académico, el de adaptación externa y el de la motivación.

Palabras Clave: Eficacia Organizacional, Enseñanza Superior, Dominio Académico, Dominio de la Adaptación Externa, Dominio de la Motivación, Modelos de los Valores Competitivos

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Referências bibliográficas

CAMERON, K (1980), «Critical questions in assessing organizational effectiveness». Organizational Dynamics, vol. 9, n.º 2.        [ Links ]

CAMERON, K. (1978), «Measuring organizational effectiveness in institutions of Higher Education». Administrative Science Quarterly, vol. 23, n.º 4.

CAMERON, K. (1981), «Domains of organizational effectiveness in Colleges and Universities». Academy of Management Journal, vol. 24, n.º 1.

CAMERON, K. (1986a), «Effectiveness as paradox: consensus and conflict in conceptions of organizational effectiveness». Management Science, vol. 32, n.º 5.

CAMERON, K. (1986b), «A study of organizational effectiveness and its predictors». Management Science, vol. 32, n.º 1.

CAMERON, K. e TSCHIRHART, M. (1992), «Post-industrial environments and organizational effectiveness in Colleges and Universities». The Journal of Higher Education, vol. 63, n.º 1.

CAMERON, K. e WHETTEN, D. (1981), «Perceptions of organizational effectiveness across organizational life cycles». Administrative Science Quarterly, vol. 27.

CAMPBELL, J. (1977), «On the nature of organizational effectiveness ». In P. Goodman, P. Conceição, D. Durão, M. Heitor e F. Santos (1998), Novas Ideias para a Universidade, Instituto Superior Técnico Press, Lisboa.

CULLEN, R. e CALVERT, P. (1995), «Stakeholder perceptions of  University library effectiveness». Journal of Academic Librarianship, vol. 21, n.º 6.

FERNANDES, A. (2005), «Problemática da eficácia organizacional». Revista dos Técnicos Oficiais de Contas, vol. 63, n.º 6.

FERNANDES, A. (2006a), «Impacto do planeamento estratégico na eficácia organizacional das instituições Portuguesas de Ensino Superior Agrário». Tese de Doutoramento, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real.

FERNANDES, A. (2006b), «Paradigmas de eficácia organizacional». Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, vol. 5, n.º 3.

FERNANDES, A. (2006c), «O paradigma sistémico de eficácia organizacional». Revista dos Técnicos Oficiais de Contas, vol. 77, n.º 8.

FERNANDES, A. (2007), «O paradigma racional de eficácia organizacional». Revista dos Técnicos Oficiais de Contas, vol. 82, n.º 1.

GOODMAN, E.; ZAMMUTO, R. e GIFFORD, B. (2001), «The competing values framework: understanding the impact of organizational culture on the quality of work life». Organization Development Journal, vol. 19, n.º 3.

HOY, W. e FERGUSON, J. (1985), «A theoretical framework and exploration of organizational effectiveness of schools». Educational Administration Quarterly, vol. 21, n.º 2.

KALLIATH, T.; BLUEDORN, A. e GILLESPIE, D. (1999), «A confirmatory factor analysis of the competing values instrument». Educational & Psychological Measurement, vol. 59, n.º 1.

KAPLAN, R. e NORTON, D. (2000), «Having trouble with your strategy? Then map it». Harvard Business Review, vol. 78, n.º 5.

LEYES, J. (2001), «Modelos de estrategia formalizada y eficácia organizativa: el caso de las instituciones de Educación Superior europeas». Tesis Doctoral, Universidad Politécnica de Cataluña.

MINTZBERG, H. (1996), Estrutura e Dinâmica das Organizações. Publicações Dom Quixote, Lisboa.

POUNDER, J. (1999a), «Institutional performance in Higher Education: Is quality a relevant concept?». Quality Assurance in Higher Education, vol. 7, n.º 3.

POUNDER, J. (1999b), «Organizational effectiveness in Higher Education managerial implications of a Hong Kong study». Educational Management & Administration, vol. 27, n.º 4.

POUNDER, J. (2000a), «A behaviourally anchored rating scales approach to institutional self-assessment in Higher Education». Assessment & Evaluation in Higher Education, vol. 25, n.º 2.

POUNDER, J. (2000b), «Evaluating the relevance of quality to institutional performance assessment in Higher Education». Evaluation, vol. 6, n.º 1.

POUNDER, J. (2002), «Public accountability in Hong Kong Higher Education: human resource management implications of assessing organizational effectiveness». The International Journal of Public Sector Management, vol. 15, n.º 6.

QUINN, R. e ROHRBAUGH, J. (1981), «A competing values approach to organisational effectiveness». Public Productivity Review, vol. 5, n.º 2.

QUINN, R. e ROHRBAUGH, J. (1983), «A spatial model of effectiveness criteria: towards a competing values approach to organizational analysis». Management Science, vol. 29, n.º 3.

QUINN, R. e SPREITZER, G. (1991), «The psychometrics of the competing values culture instrument and an analysis of the impact of organizational culture on quality of life». Research in Organizational Change and Development, vol. 5.

RIDLEY, C. e MENDOZA, D. (1993), «Putting organizational effectiveness into practice: the pre-eminent consultation task». Journal of Counselling & Development, vol. 72, n.º 1.

SAVOIE, A. e MORIN, E. (2001), «Développements récents dans les représentations de l’efficacité organisationnelle». Psychologica, n.º 27.

SIMÃO, V.; SANTOS, S. dos e COSTA, A. (2003), Ensino Superior: Uma Visão para a Próxima Década. Gradiva, Lisboa.

SMART, J.; KUH, G. e TIERNEY, W. (1997), «The roles of institutional cultures and decision approaches in promoting organizational effectiveness in two-year Colleges». The Journal of Higher Education, vol. 68, n.º 3.

SMITH Jr., R. (1997), «The seven levels of change». Strategy & Leadership, vol. 25, n.º 4.

THIBODEAUX, M. e FAVILLA, E. (1995), «Strategic management and organizational effectiveness in Colleges of Business». Journal of Education for Business, vol. 70, n.º 4.

ULINE, C. e MILLER, D. (1998), «School effectiveness: the underlying dimensions». Educational Administration Quarterly, vol. 34, n.º 4.

VANDENBOSCH, B. e HUFF, S. (1997), «Searching and scanning: how executives obtain information from executive information systems». Management Information Systems Quarterly, vol. 21, n.º 1.

VENKATRAMAN, N. e RAMANUJAM, V. (1987), «Measurement of Business Economic performance: an examination of method convergence». Journal of Management, vol. 13, n.º 1.

WALTON, E. e DAWSON, S. (2001), «Managers perceptions of criteria of organizational effectiveness». Journal of Management Studies, vol. 38, n.º 2.

 

1 António José Gonçalves Fernandes

toze@ipb.pt

Doutor em Gestão. Equiparado a Professor Adjunto do Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior Agrária, Bragança, Portugal.

PhD in Management. Professor of Braganza’s Polytechnic Institute, Agrarian Higher School, Braganza, Portugal.

Doctorado en Gestión. Equiparado a Profesor Adjunto del Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior Agrária, Bragança, Portugal.

 

Recebido em Abril de 2007 e aceite em Fevereiro de 2008.

Received in April 2007 and accepted in February 2008.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons