SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Um plano para inventar o marketing de que necessitamos «hoje» índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 1645-4464

Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão v.7 n.2 Lisboa abr. 2008

 

Editorial

O marketing e a inovação são temas marcantes neste número da RPBG.

No que respeita às temáticas directamente relacionadas com o marketing é de salientar que os dois artigos aqui publicados vão no sentido de colocar em causa os fundamentos tradicionais desta disciplina, uma vez que estes já não respondem à complexidade social existente nas nossas sociedades.

No seu texto, Joaquim Antunes e Paulo Rita referem o esgotamento do modelo dos 4 P’s e demonstram o peso cada vez maior do marketing relacional nos artigos das principais revistas científicas da especialidade. Por seu turno, Yoram (Jerry) Wind vai bastante mais longe e num artigo inspirador propõe a ultrapassagem do próprio CRM (Customer Relationship Management) pelo CMR (Customer Managed Relationships), dando conta do papel cada vez mais activo dos consumidores nas tomadas de decisão sobre os seus actos de consumo.

Sinal da rapidez dos actuais tempos, em que os novos paradigmas mal são anunciados parecem não ter tempo suficiente, para se afirmarem, por serem substituídos, entretanto, por novas rupturas sociais e exigir novas respostas científicas.

Quanto à inovação, o tema é abordado neste número em duas áreas totalmente distintas: o papel da universidade e, neste caso, de uma universidade regional, na transferência do conhecimento para a sua envolvente e a importância dos traços de inovação na liderança, reconhecidos pelos colaboradores em unidades hoteleiras. Finalmente destacamos um artigo sobre a estratégia no mundo luso-brasileiro pelas perspectivas de debate que suscita.

O artigo parece premonitório, pois nos próximos números iremos editar alguns textos sobre esta mesma temática, decorrentes do 2.º Encontro Luso­Brasileiro de Estratégia que terá lugar no ISCTE, em Lisboa, no mês de Novembro deste ano, dando continuidade ao 1.º Encontro que decorreu em 2007, em Florianópolis, Santa Catarina.

Fica desde já o convite aos leitores que se quiserem juntar a nós nesse evento luso-brasileiro.

 

Luís Antero Reto* e Bianor Scelza Cavalcanti**

 

* Director em Portugal

luis.reto@iscte.pt

** Director no Brasil

bianor@fgv.br

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons