SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3As motivações no trabalho voluntárioFomentar o empreendedorismo através do capital de risco e da incubação de empresas: Um estudo empírico em Portugal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 1645-4464

Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão v.7 n.3 Lisboa jul. 2008

 

A transferência do conhecimento das ETN para as subsidiárias: Um estudo de caso aplicado ao contexto moçambicano

Nelson António1 e José Martins2

 

RESUMO: A transferência de conhecimento no interior das ETN constitui uma vantagem competitiva local perante a concorrência global. Trata-se de um processo complexo sujeito às contingências de localização das subsidiárias. Estudamos este fenómeno no ambiente moçambicano através do estudo de três casos bem sucedidos no sector industrial. Os resultados obtidos das entrevistas com gestores de topo portugueses revelam um padrão operacional seguido pelas empresas onde é fundamental estabelecer uma relação de confiança entre as pessoas nas acções de formação no local de trabalho mediante a adaptação das práticas ao contexto local por forma a que os moçambicanos entendam o conhecimento transferido e incorporem-no nas actividades de exploração com ganhos de competitividade da subsidiária.

Palavras-chave: Transferência de conhecimento, Empresas Transnacionais, Subsidiárias, Moçambique, Cultura Organizacional

 

TITLE: The transfer of knowledge from the MNCs to its subsidiaries: A case study applied to Mozambique context

ABSTRACT: The transfer of knowledge within the MNCs constitutes a competitive advantage due to the global competitiveness. It is a complex process subject to the contingencies of the subsidiaries localization. In this article, we study three cases in Mozambique. The results show a pattern followed by the Portuguese companies. According to the interviewees the establishment of a relationship based on trust is fundamental, in order the subsidiaries be able to incorporate the transferred knowledge on their activities.

Key words: Transfer of Knowledge, MNCs, Subsidiaries, Mozambique, Organizational Culture

 

TITULO: La transferencia de conocimientos a las filiales de ETN’s: Un estudio de casos aplicado al contexto mozambiqueño

RESUMEN: La transferencia de conocimiento dentro de la ETN’S es una ventaja competitiva local a la competência mundial. Este es un proceso complejo sujeto a las contingencias de la ubicación de las filiales. Hemos estudiado este fenómeno en el medio ambiente de Mozambique a través del estudio de tres casos de éxito en el sector industrial. Los resultados de las entrevistas con altos directivos portugueses muestran un patrón seguido por las empresas operadoras en el que es vital para establecer una relación de confianza entre las personas en la formación en el lugar de trabajo mediante la adaptación de prácticas para el contexto local para que los mozambiqueños comprendan la transferencia de conocimiento y puedan incorporarlo en las actividades de exploración con mejoras en la competitividad de la filial.

Palabras-clave: Transferencia de conocimientos, Las empresas Transnacionales, Subsidiarias, Mozambique, La Cultura de la Organización

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Referências bibliográficas

ARGOTE, L. (1999), Organizational Learning: Creating, Retaining and Transferring Knowledge. Kluwer, Norwell.        [ Links ]

ARGOTE, L. e INGRAM, P. (2000), «Knowledge transfer: a basis for competitive advantage in firms». Organizational Behaviour and Human Decision Processes, n.º 82, pp. 150-169.

BIRKINSHAW, J. e HOOD, N. (2001), «Unleash innovation in foreign subsidiaries». Harvard Business Review, n.º 79, pp. 131-137.

CALINGIURI, P. e DI SANTO, V. (2001), «Global competence: what is it, and can it be developed through international assignments?». Human Resource Planning, n.º 24, pp. 27-35.

COHEN, W. e LEVINTHAL, D. (1990), «Absorptive capacity: a new perspective of learning and innovation». Administrative Science Quarterly, n.º 35, pp. 128-152.

DEMING, W. (1994), The New Economics: For Industry, Government, Education. MIT Press, Cambridge.

EINSENHARDT, K. e SANTOS, F. (2002), «Knowledge-based view: a new theory of strategy?». In A. Pettigrew, H. Thomas e R. Whittington (Eds.), Handbook of Strategy and Management, Sage, London.

FIOL, M. e LYLES, M. (1985), «Organizational learning». Academy of Management Review, n.º 10, pp. 803-813.

GHOSHAL, S. e BARTLETT, C. (1988), «Creation, adoption and diffusion of innovations by subsidiaries of multinational corporations». Journal of International Business Studies, n.º 19, pp. 365-388.

GLASER, B. e STRAUSS, A. (1967), The Discovery of Grounded Theory: Strategies for Qualitative Research. Aldine Publishing, New York.

GRANT, R. (1996), «Toward a knowledge-based theory of the firm». Strategic Management Journal, n.º 17, pp. 109-122.

INKPEN, A. e BEAMISH, P. (1997), «Knowledge, bargaining power and international joint venture instability». Academy of Management Review, n.º 22, pp. 177-202.

LEIDNER, D.; ALAVI, M. e KAYWORTH, T. (2006), «The role culture in knowledge management: a case study of two global firms». International Journal of e-Collaboration, n.º 2, pp. 17-40.

LIN, L.; GENG, X. e WHINSTON, A. (2005), «A sender-receiver framework for knowledge transfer». Na web em: http://people.bu.edu/lhlin/papers/SRF_revised.pdf

MINBAEVA, D.; PEDERSEN, T.; BJÖRKMAN, I.; FEY, C. e PARK, H. (2003), «MNC knowledge transfer, subsidiary absorptive capacity, and HRM». Journal of International Business, n.º 34, pp. 586-599.

NISBET, R. (1969), Social Change and History: Aspects of the Western Theory of Development. Oxford University Press, London.

NONAKA, I. (1988), «Toward middle-up-down management: accelerating information creation». Sloan Management Review, Spring, pp. 9-18.

NONAKA, I. (1991), «The knowledge-creating company». Harvard Business Review, November-December, pp. 96-104.

NONAKA, I. (1994), «A dynamic theory of organizational knowledge». Organization Science, n.º 5, pp. 14-37.

NONAKA, I. e TAKEUCHI, H. (1995), The Knowledge-Creating Company: How Japanese Companies Create the Dynamics of Innovation. Oxford University Press, Oxford.

NONAKA, I. e KONNO, N. (1998), «The concept of ba: building a foundation for knowledge creation». California Management Review, n.º 40, pp. 40-54.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. e UMEMOTO, K. (1996), «A theory of organizational knowledge creation». IJTM, n.º 11, pp. 833-845.

PLATTS, M. e YEUNG, M. (2000), «Managing learning and tacit knowledge». Strategic Change, n.º 9, pp. 347-355.

POLANYI, M. (1966a), The Tacit Dimension. Routledge and Kegan Paul, London.

POLANYI, M. (1966b), «The logic of tacit inference». Philosophy, n.º 41, pp. 1-18.

SENGE, P. (1990), «The leader’s new work: building learning organizations». Sloan Management Review, Fall, pp. 7-23.

SCULLION, H. e BREWSTER, C. (1997), «A review and agenda for expatriate HRM». Human Resource Management Journal, n.º 7, pp. 32-41.

STRAUSS, A. e COBRIN, J. (1990), Basics of Qualitative Research. Sage, Newbury Park. YIN, R. (1994), Case Study Research: Design and Methods. Sage, London.

 

1Nelson Santos António nelson.antonio@iscte.pt

Professor de Estratégia e Gestão da Qualidade no ISCTE, Lisboa, Portugal.

Professor of Strategy and Quality Management at ISCTE, Lisbon, Portugal.

Profesor de Estrategia y Gestión de la Calidad del ISCTE, Lisboa, Portugal.

 

2José Duarte Martins zdmn@clix.pt

Professor Adjunto do ISCAL, Lisboa, Portugal.

Assistant Professor at ISCAL, Lisbon, Portugal.

Profesor Adjunto del ISCAL, Lisboa, Portugal.

 

Recebido em Setembro de 2007 e aceite em Setembro de 2008.

Received in September 2007 and accepted in September 2008.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons