SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Além do made in...: Uma análise exploratória das teorias acerca do comportamento de compra de produtos importados índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 1645-4464

Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão v.9 n.3 Lisboa set. 2010

 

Editorial

 

Nesta edição apresentamos ao leitor, uma vez mais, uma panóplia de temas em artigos de investigadores dos dois lados do Atlântico de língua portuguesa, com destaque para quatro áreas que têm assumido progressiva importância na gestão privada e pública.

Com o risco no horizonte de uma guerra de divisas e de uma consequente guerra comercial à escala mundial, revela-se importante para os gestores o tema do marketing de produtos importados e da distância ou proximidade cultural apercebida pelos consumidores.

Também a presença nas redes sociais e o papel do marketing na Web são elementos da gestão estratégica em ascensão. Nesta edição, o leitor poderá encontrar um estudo empírico sobre o uso pela hotelaria do marketing na Internet, bem como a chamada de atenção para o gradual papel do Twitter como espaço para a notificação de novidades e promoções.

A decisão delicada sobre a externalização de sistemas de informação é outro tema aqui abordado, a partir do caso da banca, um sector que tem estado na vanguarda do uso das tecnologias de informação como ferramentas de gestão estratégica.

Finalmente, a gestão do conhecimento assume um papel crescente no próprio sector público, que podemos apreciar a partir da análise detalhada de um caso de uma instituição de saúde pública.

Esta diversidade de temas é, hoje, resultado do constante fluxo de artigos científicos em língua portuguesa de que a Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão é hoje repositório. Tendo em conta esta projecção, a partir da primeira edição de 2011 a revista passará a reger-se pelas normas do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, exigindo, nas normas de publicação de artigos científicos, a sua aplicação.

Também no sentido de ampliar a projecção da revista no âmbito do espaço ibero-americano da plataforma SciELO, a RPBG passará a aceitar, a partir de 2011, a publicação de artigos em língua castelhana provenientes de todo o espaço desta língua.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons