SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número4Estudo sobre a escala de sensibilidade das crianças às técnicas promocionais ao contexto portuguêsO papel da área de relações com investidores nas empresas listadas na BM & FBOVESPA do Brasil índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 1645-4464

Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão v.9 n.4 Lisboa out. 2010

 

Compreensões e motivos de disseminação do marketing viralde jovens internautas do Médio Vale do Itajaí - Santa Catarina

Carla Uler*, Giancarlo Gomes** e Rita Buzzi Rausch***

 

* Aluna de Pós-Graduação em Marketing na Univ. Regional de Blumenau – FURB, Blumenau, SC, Brasil. carlauller@yahoo.com.br

** Doutorando em Administração na Univ. Regional de Blumenau – FURB, Blumenau, SC, Brasil. giancarlo@pzo.com.br

*** Doutorada em Educação – UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Administração da Univ. Regional de Blumenau – FURB, Blumenau, SC, Brasil. rausch@furb.br

 

Resumo

O estudo teve por objetivo identificar as compreensões e os motivos que levam a disseminação do marketing viral de jovens internautas do Médio Vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil. A pesquisa classifica-se como quantitativa. Quanto aos objetivos é exploratória, e também quanto aos procedimentos de levantamento ou survey. Os dados foram coletados por meio de questionário. Os sujeitos foram 52 jovens com idade entre 17 e 30 anos, que utilizam a Internet e que residem no Médio Vale do Itajaí. Conclui-se que a grande maioria desconhece a estratégia viral, mas parte significativa dos pesquisados assumiu repassar mensagens a outras pessoas. O s resultados da pesquisa evidenciaram também que as mulheres são mais predispostas do que os homens a encaminhar as mensagens. Contudo, é oportuno salientar que o conteúdo dos e-mails é fundamental e as mensagens devem levar em conta os interesses e necessidades das mulheres. No que se refere às narrativas que são bem sucedidas ao público pesquisado, conclui-se que a mensagem viral deve passar uma linguagem familiar ao internauta. Os pesquisados estão mais interessados no que a mensagem transmite a eles. Se eles gostarem vão retransmitir, caso contrário, não. A mensagem precisa ter apelos que incentivam a disseminação. O humor é a narrativa que obtêm mais sucesso entre os jovens internautas.

Palavras-chave : Word-of-Mouth, Marketing Viral, E-mail

 

Understandings and reasons for the spread of young Internet users’ viral marketing in Itajaí Middle Valley – Santa Catarina

Abstract

The study aimed at identifying and understanding the reasons for the spread of young Internet users’viral marketing in Itajaí Middle Valley, Santa Catarina, Brazil. The survey is classified as quantitative. As for the objectives and survey procedures it is exploratory. Data were collected by means of a questionnaire. The subjects were 52 young people aged between 17 and 30, using the Internet and living in Itajaí Middle Valley. It has been concluded that the majority ignores the viral approach, but a significant portion of respondents admitted to forward messages to other people. The survey results also showed that women are more likely to forward messages than men. However, it is worth noting that the contents of e-mail messages is crucial and must take into account the interests and needs of women. With regard to the narratives which are successful to the public surveyed, it appears that the viral message must transmit a language familiar to Internet users. Respondents are most interested in what the message transmits to them. If they like it, they will forward it, otherwise they won’t. The message needs to have appeals which encourage its spread. Humor is the most successful narrative among young Internet users.

Key words: Word-of-Mouth, Viral Marketing, E-mail

 

Entendimientos y razones para la propagación del marketing viral por jóvenes usuarios de Internet del Vale do Itajaí – Santa Catarina

Resumen

El objetivo del estudio fue identificar y comprender las razones por las cuales llevan a la difusión del marketing viral en los jóvenes usuarios de Internet en el Médio Vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil. La encuesta se ha clasificado como cuantitativa. En cuanto a los objetivos es exploratorio, y también sobre los procedimientos de encuesta o survey. Los datos fueron recolectados a través de un cuestionario. Los sujetos fueron 52 jóvenes de edades comprendidas entre 17 y 30 años, que usan Internet y que residen en el Médio Vale do Itajaí. Se concluye que la mayoría ignora el enfoque viral, pero una porción significativa de los encuestados asume que pasa mensajes a otras personas. Los resultados de la encuesta también mostró que las mujeres son más propensas que los hombres para reenviar los mensajes. Sin embargo, cabe señalar que el contenido de mensajes de correo electrónico es fundamental y debe tener en cuenta los intereses y necesidades de las mujeres. En cuanto a las narraciones que tienen éxito en el público encuestado, parece que el mensaje viral debe pasar un lenguaje familiar para los usuarios de Internet. Los encuestados están más interesados en el mensaje que transmiten. Si les gusta lo reenviaran caso contrario, no. El mensaje tiene que tener recursos que fomentan la propagación. El humor es la narrativa que más éxito tiene entre los jóvenes usuarios de Internet.

Palabras-clave: Word-of-Mouth, Marketing Viral, E-mail

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Referências bibliográficas

ALDEN, D. L.; HOYER, W. D. e LEE, C. (1993), «Identifying global and culture-specific dimensions of humor in advertising: a multinational analysis». Journal of Marketing, pp. 64-75, Abr.         [ Links ]

ALLSOP, D. T.; BASSETT, B. R. e HOSKINS, J. A. (2007), «Word-of-mouth research: principles and applications». Journal of Advertising Research, vol. 47, n.º 4, pp. 398-411.

ANDRADE, J.; MAZZON, J. A. e KATZ, S. (2006), « Você viu o vídeo do Ronaldinho? Uma reflexão a respeito da associação entre marcas e celebridades e o uso do marketing viral como ferramenta de comunicação de marketing». In Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 2005, Salvador, Anais... , ANPAD, Salvador.

BAMPO, M.; EWING, M. T.; MATHER, D. R.; STEWART, D. e WALLACE, M. (2008), «The effects of the social structure of digital networks on viral marketing performance». Information Systems Research, vol. 19, n.º 3, pp. 273-90.

BARRET, S. (2001), «Viral ads can extend brand reach». Revolution UK. Disponível em: <http://brandrepublic.com/news/search/article/134499/analysis_viral_ads_extend_brand_reah. Acesso em 20/11/09.

BARWISE, P.; ELBERSE, A. e HAMMOND, K. (2002), « Marketing and the Internet: a research review». Disponível em <http://www.marketingandtheInternet.com>. Acesso e m 18/11/09.

BENTIVEGNA, F. J. (2002), «Fatores de impacto no sucesso no marketing viral». Revista de Administração de Empresas , São Paulo, vol. 42, n.º 1, pp. 79-87, Jan./Mar.

BIYALOGORSKY, E. ; GERSTNER, E. e LIBAI, B. (2001), « Customer referral management: optimal reward programs». Marketing Science, vol. 20, n.º 1, pp. 82-95.

BONFRER, A. e DRÈZE, X. (2009), «Real-time evaluation of e-mail campaign performance». Marketing Science, vol. 28, n.º 2, pp. 251-263.

CARSON, J. (2005), «Word-of-mouth marketing: a new mandate? » Admap , Outubro, n.º 465, pp. 22-24 .

CHATTOPADHYAY, A. e BASUS, K. (1990), «Humor in advertising: the moderating role of prior brand evaluation». Journal of Marketing Research, pp. 466-476, Nov.

CHUNG, H. e ZHAO, X. (2003), «Humor effect on memory and attitude: moderating role of product involvement». International Journal of Advertising , vol. 22, n.º 1, pp. 117-144.

CHIU, H.-C.; Y.-C. HSIEH, Y.-H. e KAO, M. LEE (2007), «The determinants of e-mail receivers’ disseminating behaviors on the Internet». Journal of Advertising Research , vol. 47, n.º 4, pp. 524-534.

CRUZ, D. e FILL, C. (2008), «Evaluating viral marketing: isolating the key criteria». Marketing Intelligence & Planning, vol. 26, n.º 7, pp. 743-758.

DELLAROCAS, C. (2003), «The digitization of word-of-mouth: promise and challenges of online feedback mechanisms». Management Science, vol. 49, n.º 10, pp. 1407-1424.

DOBELE, A.; LINDGREEN, A.; BEVERLAND, M.; VANHAMME, J. e WIJK, R. van (2007), «Why pass on viral messages? Because they connect emotionally». Business Horizons, vol. 50, n.º 4, pp. 291-304.

FERGUSON , R. (2008), «Word of mouth and viral marketing: taking the temperature of the hottest trends in marketing». Journal of Consumer Marketing, vol. 25, n.º 3, pp. 179-182.

GODES, D.; MAYZLIN, D.; CHEN, Y.; DAS, S.; DELLAROCAS, C.; PFEIFFER, B.; LIBAI, B.; SEN, S.; SHI, M. e VERLEGH, P. (2005), «The firm’s management of social interactions». Marketing Lett, vol. 16, n.º 3-4, pp. 415-428.

GOLDENBERG, J.; LIBAI, B. e MULLER, E. (2001), «Talk of the network: a complex systems look at the underlying process of word-of-mouth». Marketing Lett , vol. 3, n.º 1 2, pp. 211-223.

GUADALUPE, G. A. e GARCÍA, A. G. (2009), «Del word-of-mouth al marketing viral: aspectos claves de la comunicación a través de redes sociales». Revista Comunicación y Hombre , vol. 1, n.º 5, pp. 41-51.

HENRY, A. (2003), «How buzz marketing works for teens». Advertising & Marketing to Children, vol. 4, n.º 3.

HILL, S. (2006), Viral Marketing: Identifying Likely Adopters via Consumer Networks . Univ. da Pensylvania, Nova Iorque.

HO, J. Y. C. e DEMPSEY, M. (2009), «Viral marketing: motivations to forward online content». Journal of Business Research , vol. 1, n.º 1, pp. 1-7.

LANS, R. van der; BRUGGEN, G van; ELIASHBERG, J. e WIERENGA, B. (2010), « A viral branching model for predicting the spread of electronic word of mouth». Marketing Science, vol. 29, n.º 2, pp. 348-365.

MODZELEWSKI, F. M. (2000), «Finding a cure for viral marketing». Direct Marketing News, 11/09/00.

OSTERWIJK, L. e LOEFFEN, A. (2005), « How to use buzz marketing effectively? A new marketing phenomenon explained and made practical». Dissertação Mestrado em Marketing, Vasteras, Suécia, Marketing School of Business of the University of Malardalen.

PHELPS, J. E.; LEWIS, R.; MOBILIO, L.; PERRY, D. e RAMAN, N. (2004), «Viral marketing or electronic word-of-mouth advertising: examining consumer responses and motivations to pass along email». Journal of Advertising Research, vol. 44, n.º 4, pp. 333-348.

PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (2005), Disponível em <http://www.ibge.com.br>. Acesso em 21/11/10.

PRIORE, T. (2010), «The fall, rise of e-mail response rates». Direct Marketing News. Disponível em <http://www.dmnews.com/the-fall-rise-of-e-mail-response-rates/article/68181/>. Acesso em 21/11/10.

ROSEN, E. (2001), Marketing Boca-a-boca: Como Fazer com que os Clientes Falem de sua Empresa, seus Produtos e Serviços . Futura, São Paulo.

SCOTT, C.; KLEIN, D. M. e BRYANT, J. (1990), «Consumer response to humor in advertising: a series of field studies using behavioral observation». Journal of Consumer Research , vol. 16, pp. 498-501.

SILVA, N. F. da (2008), «Marketing viral: quando os int ernautas são a melhor propaganda». Dissertação Mestrado em Comunicação, Faculdade de Comunicação – Univ. de Brasília – UNB.

STANBOULI, K. (2003), «Marketing viral et publicité». Revue Française du Marketing, vol. 1, n.º 2.

STERNE, J. e PRIORE, A. (2000), E-mail Marketing. John Wiley & Sons, Nova Iorque.

SUBRAMANI, M. R. e RAJAGOPALAN, B. (2003), «Knowledge-sharing and influence in online social networks via viral marketing». Communications of the ACM, vol. 46, n.º 12, pp. 300-307.

WILSON, R. F. (2000), « The six simple principles of viral marketing». Web Marketing Today, n.º 70, Fev. 1.

XIONG, L. e HU, C. (2010), «Harness the power of viral marketing in hotel industry: a network discount strategy». Journal of Hospitality and Tourism Technology, vol. l, n.º 3, pp. 234-244.

 

Recebido em Julho de 2010 e aceite em Dezembro de 2010.

Received in July 2010 and accepted in December 2010.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons