SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3El clima ético de las organizaciones y la temática del medio ambiente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versión impresa ISSN 1645-4464

Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão v.10 n.3 Lisboa jul. 2011

 

Editorial

Nesta edição, o leitor conta com um leque de artigos, estudos e casos baseados na investigação empírica e na simulação, uma rota de publicação académica que temos privilegiado e que coloca a Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão como um referencial, em língua portuguesa, nos trabalhos nas áreas da gestão e da administração.

Em temas específicos de management, é de sublinhar o estudo sobre o tempo de mandato dos CEO (presidentes executivos ou diretores-gerais) e o seu desempenho à frente das organizações. A investigação realizada junto de 34 grandes empresas brasileiras com capital em bolsa revela que, na última década, o desempenho organizacional foi menor para os níveis intermédios de mandatos.

A relação com os fornecedores é hoje em dia outro ponto-chave na gestão das cadeias de produção a nível mundial, que estruturam, em tempos de globalização, o tecido produtivo. O estudo aponta a importância dos geradores de confiança entre compradores e fornecedores.

Ainda nos temas atuais de administração, refiram-se dois artigos – um sobre o clima ético nas organizações e a sua relação com a sustentabilidade social e ambiental, e outro apontando um método inovador de avaliação da qualidade numa organização de ensino superior.

O papel dos bureaux de crédito privado nos mercados de crédito é estudado a partir do caso português. A potencialidade do recurso a estas entidades privadas poderá reduzir o nível de incumprimento e a perda de negócios rentáveis.

Uma nota final para o estudo de campo sobre um dos novos clusters competitivos do Brasil, o dos vinhos, a partir dos valores dos consumidores de vinhos do Vale de São Francisco, uma das novas regiões vinícolas do mundo.

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons