SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3O clima ético das organizações e a temática do meio ambiente índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 1645-4464

Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão v.10 n.3 Lisboa jul. 2011

 

Editorial

Nesta edição, o leitor conta com um leque de artigos, estudos e casos baseados na investigação empírica e na simulação, uma rota de publicação académica que temos privilegiado e que coloca a Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão como um referencial, em língua portuguesa, nos trabalhos nas áreas da gestão e da administração.

Em temas específicos de management, é de sublinhar o estudo sobre o tempo de mandato dos CEO (presidentes executivos ou diretores-gerais) e o seu desempenho à frente das organizações. A investigação realizada junto de 34 grandes empresas brasileiras com capital em bolsa revela que, na última década, o desempenho organizacional foi menor para os níveis intermédios de mandatos.

A relação com os fornecedores é hoje em dia outro ponto-chave na gestão das cadeias de produção a nível mundial, que estruturam, em tempos de globalização, o tecido produtivo. O estudo aponta a importância dos geradores de confiança entre compradores e fornecedores.

Ainda nos temas atuais de administração, refiram-se dois artigos – um sobre o clima ético nas organizações e a sua relação com a sustentabilidade social e ambiental, e outro apontando um método inovador de avaliação da qualidade numa organização de ensino superior.

O papel dos bureaux de crédito privado nos mercados de crédito é estudado a partir do caso português. A potencialidade do recurso a estas entidades privadas poderá reduzir o nível de incumprimento e a perda de negócios rentáveis.

Uma nota final para o estudo de campo sobre um dos novos clusters competitivos do Brasil, o dos vinhos, a partir dos valores dos consumidores de vinhos do Vale de São Francisco, uma das novas regiões vinícolas do mundo.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons