SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Motivaciones y estrategias de internacionalización de los tres mayores bancos brasileños frente a la nueva configuración económica mundial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versión impresa ISSN 1645-4464

Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão vol.11 no.1 Lisboa ene. 2012

 

Editorial

Luís Reto e Bianor Cavalcanti

 

Esta edição abre o ano do décimo aniversário da publicação da Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão alicerçada numa parceria entre instituições de ensino em língua portuguesa da doutrina e da prática do management adaptado às condições específicas dos dois lados do Atlântico.

O papel desta revista tem sido a publicação em português de investigação científica e contribuições relevantes em administração e gestão privada e pública oriundas da academia e também de «práticos».

Nesta primeira edição de 2012 damos destaque a uma análise das motivações e da estratégia de internacionalização dos principais bancos brasileiros no atual contexto de globalização após a grande crise financeira de 2008. Os autores realizam uma avaliação do grau de internacionalização dos principais bancos e avaliam as estratégias de entrada nos países alvo dessa projeção externa da banca brasileira.

O Ensino Superior e o consumo são duas outras áreas abordadas nesta edição com contribuições originais. São aplicados modelos de avaliação do desempenho organizacional em instituições de ensino da mais importante região metropolitana do Brasil e é avaliada a prestação de contas à sociedade do ensino superior filantrópico brasileiro, através de um índice de disclosure.

Por outro lado, o comportamento dos consumidores que procuram uma vida menos consumista é estudado através da netnografia e publicam-se os resultados de uma análise das emoções em episódios de reclamação com base numa pesquisa junto de trezentos consumidores. Os consumidores à procura de uma «vida simples» são um novo segmento do mercado que merece atenção e a gestão das reclamações continua a ser um ponto fraco da administração de empresas.

 

Luís Reto

«Esta edição abre o ano do décimo aniversário da publicação da Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão alicerçada numa parceria entre instituições do ensino em língua portuguesa da doutrina e da prática do management.»

 

Bianor Cavalcanti

«Nesta primeira edição de 2012 damos destaque a uma análise das motivações e da estratégia de internacionalização dos principais bancos brasileiros no atual contexto de globalização.»

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons