SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2O impacto da fiscalidade na internacionalização das empresas portuguesas de moldes índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 1645-4464

Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão vol.12 no.2 Lisboa jun. 2013

 

Editorial

por Luís Antero Reto* e Bianor Scelza Cavalcanti**

*Diretor em Portugal. E-mail: luis.reto@iscte.pt

**Diretor no Brasil. E-mail: bianor@fgv.br

 

Nesta edição publicamos um conjunto de estudos com forte componente de investigação empírica quer no Brasil como em Portugal, em temas tão diferentes como a gestão ambiental, o impacto da fiscalidade, os ativos intangíveis e o empreendedorismo no quadro de estratégias de reconversão urbana.

A reconversão das cidades é hoje uma das componentes centrais das estratégias urbanas, onde a par da emergência de políticas urbanas, por parte das entidades oficiais, há uma forte componente de envolvimento do empreendedorismo. O estudo de campo realizado em duas cidades brasileiras, Tiradentes e Paraty, revela uma tipologia de agentes do mundo empresarial.

Outro tema importante que é estudado, a partir de uma investigação numa amostra de 159 estabelecimentos hoteleiros em Portugal, evidencia que há ainda um longo caminho a percorrer em matérias de gestão ambiental na hotelaria. Apenas 40% declararam ter política de gestão ambiental em termos formais.

O fator fiscal é muitas vezes considerado um elemento chave nas estratégias de internacionalização em Portugal. Um estudo em 57 empresas do setor de moldes, um dos clusters portugueses com maior projeção externa, revela que tal fator é percebido como pouco importante e o grau de importância aumenta com a dimensão em termos de capital social.

Na área do setor e dos mercados financeiros, publicamos dois artigos em temas distintos. Um estudo de 44 instituições financeiras brasileiras revela a forma como voluntariamente evidenciam os seus ativos intangíveis. Um outro artigo avalia os efeitos dia de semana nos mercados acionistas internacionais em períodos entre 1988 e 2011.

Finalmente, o caso que é publicado incide sobre a temática da responsabilidade empresarial a partir de uma empresa brasileira que foi prémio de qualidade no trabalho.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons