SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número4La innovación en el sector público: análisis comparativo entre organizaciones de Brasil y Portugal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versión impresa ISSN 1645-4464

Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão vol.12 no.4 Lisboa dic. 2013

 

EDITORIAL

 

Editorial

 

 

Luís Antero RetoI; Bianor Scelza CavalcantiII

IDiretor em Portugal. E-mail: luis.reto@iscte.pt
IIDiretor no Brasil. E-mail: bianor@fgv.br

 

 

O setor público é hoje um dos temas centrais na disciplina da Administração em virtude da crise que afeta diversas economias fruto do crescimento do endividamento público, ou mesmo de situações de sobre-endividamento, e das exigências crescentes de qualidade nos serviços que presta e nos bens públicos que fornece aos cidadãos.

É muito forte a tentação de «importar» para a Administração Pública conceitos e soluções oriundas da gestão empresarial, pelo que se torna crítica a investigação sobre as melhores práticas.

O movimento de «reinvenção da governação» pública iniciado nos anos 1980, nos EUA, contribuiu para uma preocupação inovadora sobre os conceitos e práticas na Administração Pública, mas foi, em muitos casos, desvirtuado com base na ideia de que o Estado é governável como as empresas e que os cidadãos são meros clientes.

Nesta edição publicamos uma análise comparativa pioneira entre 21 organizações do setor público do Brasil e de Portugal, em que os autores da investigação identificam 24 boas práticas.

A atenção aos estudos de setores importantes das economias do Brasil e de Portugal e de casos tem sido uma constante nas publicações da revista e, nesta edição, destacamos dois trabalhos sobre dois setores portugueses – o da indústria do calçado, em que Portugal é líder mundial, abordando a sua internacionalização, e o do setor vitivinícola que tem estado em profunda mudança e projeção externa.

O caso que se publica nesta edição chama a atenção para a necessidade de repensar a lógica de avaliação do desempenho individual a partir de um estudo empírico do Banco Brasileiro de Desenvolvimento.

Finalmente, um tema do momento, o das redes sociais e do capital social no marketing de relacionamento, chama a atenção para a emergência de um novo paradigma.

A todos os leitores desejamos um bom ano de 2014.

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons