SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2O marketing dos «social media» na perspetiva do consumidor pré-adulto índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 1645-4464

Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão vol.13 no.2 Lisboa jun. 2014

 

EDITORIAL

 

Editorial

 

 

Luís Antero RetoI; Bianor Scelza CavalcantiII

IDiretor em Portugal. E-mail: luis.reto@iscte.pt
IIDiretor no Brasil. E-mail: bianor@fgv.br

 

 

Nesta edição damos destaque a dois «i» – a inovação e a inteligência competitiva. Os trabalhos publicados baseiam-se em estudos de casos, um em Portugal e outro no Brasil.

A indústria têxtil portuguesa sofreu uma transformação decisiva nas últimas décadas e a inovação foi o pilar dessa mudança num dos setores característicos da especialização internacional do país. O estudo desenvolvido mostra que as empresas inovadoras apresentam maior rendibilidade e que quanto maior for o peso dos mercados de exportação no volume de negócios, maior a propensão à inovação.

Um outro caso, empiricamente fundamentado, é o do setor da bijuteria no principal cluster desta indústria brasileira em Lameira, São Paulo. A inteligência competitiva foi crítica para o desenvolvimento em rede das PME do setor.

Os três restantes artigos abordam áreas vitais da gestão de hoje nos domínios das fusões, do marketing e da produção sustentável.

O marketing nos media sociais parte da análise de uma amostra de consumidores pré-adultos em estudantes de diferentes áreas de uma instituição de ensino superior portuguesa. A importância de adquirir ou aumentar poder de mercado através de fusões baseia-se em cinco fusões em empresas com produtos e mercados similares no Brasil. Finalmente, o papel do ecodesign no Brasil é ilustrado através da apresentação de nove objetos vencedores de importantes concursos e prémios nacionais que ganharam projeção nacional e internacional.

De salientar que todos os artigos deste número têm por base estudos empíricos da realidade empresarial portuguesa e brasileira.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons