SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3A corrida de rua como experiência de lazer para pessoas de mais idade: Um estudo qualitativo no Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 1645-4464

Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão vol.13 no.3 Lisboa set. 2014

 

EDITORIAL

 

Editorial

 

 

Luís Antero RetoI; Bianor Scelza CavalcantiII

IDiretor em Portugal. E-mail: luis.reto@iscte.pt
IIDiretor no Brasil. E-mail: bianor@fgv.br

 

 

O tema central desta edição é a investigação realizada no Brasil e em Portugal acerca do Turismo e do Envelhecimento. Publicamos três artigos científicos a apresentar na Conferência Internacional sobre «Tourism and Ageing», a realizar entre 26 e 29 de novembro, organizada pelo ISCTE-IUL no Centro de Congressos do Estoril, em Portugal. Por essa razão, incluímos nesta edição, pela primeira vez, a publicação de um artigo em inglês.

O tema da conferência é crucial para o desenvolvimento de um segmento de importância crescente no turismo, que é, nesta edição da revista, analisado em três óticas: a da promoção do turismo sénior via participação em maratonas, a dos quatro nichos no turismo sénior europeu, e o da relação entre turismo e universidades seniores.

A edição chama ainda a atenção para a importância crescente do voluntariado empresarial, enquadrando-o como ferramenta de responsabilidade social das empresas.

Finalmente, em destaque um artigo sobre o papel da identidade organizacional nos significados de lealdade no trabalho do economista, cientista social e politólogo alemão Albert Otto Hirschman, a partir de uma amostra de militares da Marinha de Guerra portuguesa.

A partir desta edição, procede-se à alteração das Normas de Publicação, ampliando-se a extensão máxima dos artigos, estudos e casos aceites para submissão para 40 mil caracteres e passando a revista a aceitar contribuições em três línguas – português, espanhol e inglês. Introduziram-se, também, normas de boas práticas do Committee on Publications Ethics (COPE).

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons