SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2A geração Y brasileira e o seu comprometimento organizacional em empresas de conhecimento intensivo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 1645-4464

Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão vol.14 no.2 Lisboa jun. 2015

 

EDITORIAL

 

Editorial

 

 

Luís Antero RetoI; Bianor Scelza CavalcantiII

IDiretor em Portugal. E-mail: luis.reto@iscte.pt
IIDiretor no Brasil. E-mail: bianor@fgv.br

 

 

A segunda edição de 2015 da Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão (RPBG) tem um enfoque particular em temas geracionais relacionados com o mundo da gestão empresarial, com base em duas investigações nos dois lados do Atlântico.

A atitude face à empresa ou organização por parte do que se designou por «geração Y», a primeira geração de «filhos» da revolução digital, é estudada no caso do Brasil a partir do comportamento de quadros dessa geração em duas relevantes empresas de consultoria. Os autores sublinham que o traço marcante da postura desta geração em empresas de conhecimento intensivo não é a relação emocional e o espírito de afiliação com a entidade empregadora mas a preocupação com um alto desempenho profissional.

Um estudo sobre a sucessão geracional na rendibilidade de empresas é realizado em 141 empresas familiares numa região portuguesa típica deste tipo de tecido empresarial, Viseu.

A crise económica e de dívida soberana que tem afetado Portugal tem gerado um interesse crescente nos estudos sobre a «saída» desta situação. Nesta edição publica-se uma avaliação de quatro dinâmicas de internacionalização da economia portuguesa, constatando-se um défice na sua perceção.

No terreno da gestão empresarial, publicam-se dois artigos com recomendações concretas. Num caso expõem-se as fragilidades da gestão por parte de bioempreendedores no setor brasileiro de empresas biotecnológicas. Noutro caso, apresenta-se um prontuário para o uso de indicadores de sustentabilidade no design industrial.

Neste novo ciclo de edição da RPBG, iniciado em 2015, a periodicidade é quadrimestral e recordamos aos autores do mundo lusófono e de língua castelhana que a revista ampliou o leque de publicação de artigos científicos para três idiomas – o português, o espanhol e o inglês.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons