SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Recursos hídricos e gestão de conflitos: A bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul a partir da crise hídrica de 2014-2015 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 1645-4464

RGPLP vol.15 no.1 Lisboa mar. 2016

 

EDITORIAL

 

Editorial

 

 

Luís Antero Reto1; Bianor Scelza Cavalcanti2

1 Diretor. E-mail: luis.reto@iscte.pt
2 Diretor. E-mail: bianor@fgv.br       

 

 

Como tínhamos anunciado no último número de 2015, entramos, em 2016, numa nova fase da revista.

Nova fase, antes de tudo, pelo alargamento do seu âmbito.

A revista assume-se, a partir de agora, como o grande espaço de investigação sobre gestão e economia no espaço da língua portuguesa. Somos a maior comunidade linguística do hemisfério sul, a quarta como língua materna e a sétima em termos de falantes a nível global. Sem excluirmos outras línguas da revista (espanhol e inglês), temos obrigação de afirmar a língua portuguesa nos domínios da gestão e da economia como uma das línguas globais. É, também, este, um dos objetivos a que nos propomos nesta nova fase da nossa vida editorial.

Nova fase também, porque alargamos os parceiros editoriais a Angola e Moçambique e porque renovámos profundamente o conselho de revisão e o grafismo da revista.

Finalmente, nova fase, porque teremos associada à revista uma área de investigação nos países da CPLP. (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) através da cátedra entretanto criada, neste âmbito, e que seguramente contribuirá para o aumento da qualidade dos artigos a publicar.

Aliás, alguns dos artigos que integram este primeiro número desta nova série inserem-se nos temas de investigação da cátedra e são um primeiro desafio para que novas investigações surjam nesses domínios.

De 1985 até hoje fomos capazes de persistir na edição regular desta revista, sob várias denominações e parcerias. Consideramos que hoje este caminho continua a não ser fácil, mas estão criadas condições como nunca antes existiram, para que este projeto iniciado há 30 anos conheça um desenvolvimento quantitativo e qualitativamente superior ao que até agora alcançámos.

Lançamos, por isso, um desafio aos investigadores da língua portuguesa, para que, com a sua investigação, nos ajudem a afirmar cada vez mais esta revista, como a referência académica da nossa comunidade linguística, nestas áreas do saber.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons