SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Valores de la gerencia, carreras profesionales e inclusión social: El aprendizaje de la música clásica en las comunidades desfavorecidas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versión impresa ISSN 1645-4464

RGPLP vol.15 no.2 Lisboa jun. 2016

 

EDITORIAL

 

Editorial

 

 

Luís Antero Reto1; Bianor Scelza Cavalcanti2

1 Diretor. E-mail: luis.reto@iscte.pt
2 Diretor. E-mail: bianor@fgv.br       

 

 

O ano de 2016 marcou uma nova fase desta revista de gestão que foi evoluindo desde 1985 no seu âmbito geográfico e nas parcerias entre instituições no plano internacional. O objetivo desta nova série é projetar globalmente a língua portuguesa como veículo de investigação académica sobre administração pública e empresarial e sobre economia no espaço dos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa – CPLP.

Neste segundo número da Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa destaca-se um artigo sobre o processo de privatização em Angola após a independência, preenchendo uma lacuna no tema e avançando com um leque de sugestões para processos futuros de privatização que permitam corrigir os erros do passado e apontar, como sublinham os autores, para a «construção de uma estrutura empresarial mais consistente».

Da investigação académica no Brasil, publicamos, nesta edição, o resultado de três estudos originais, um deles no terreno dos projetos de inclusão social e dois outros baseados na pesquisa no tecido empresarial.

O primeiro detalha o papel da aprendizagem de música clássica em comunidades carenciadas no Brasil e remete para a importância da frequência em projetos deste tipo de jovens em situação de desvantagem social. Por esta via original da música erudita, não só se favorece a inclusão social, como se potencia nestes segmentos a aquisição de novos valores e capacidades para melhor se inserirem no mercado de trabalho e em carreiras profissionais de maior exigência.

O segundo objetiva analisar a influência da assimetria de informação no desempenho das empresas de capital aberto cotadas na BM&FBOVESPA. Os resultados permitem inferir que o desempenho daquelas empresas melhora quando a governação corporativa é mais transparente.

No campo das empresas de base tecnológica, o terceiro estudo preenche uma lacuna na literatura sobre modelos de inovação aberta nesse setor, a partir de uma pesquisa em 92 empresas existentes na base de dados da Associação Brasileira de Startups.

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons