SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Relação entre presença de comitê de gestão de risco e desempenho econômico em empresas brasileiras índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 1645-4464

RGPLP vol.16 no.1 Lisboa abr. 2017

 

EDITORIAL

 

Editorial

 

Com esta primeira edição do ano de 2017, a Revista de GESTÃO dos Países de Língua Portuguesa (RGPLP) entra no seu segundo ano de publicação nesta nova fase em que ampliou o seu espaço de investigação a toda a comunidade de língua portuguesa, indo para além da sua anterior dimensão na comunidade científica do Brasil e de Portugal.

O objetivo, como se explicitou no primeiro número de 2016, é afirmar o português como língua global na investigação em gestão e economia. A revista, no entanto, vai para além da publicação em português, incentivando a submissão de artigos em inglês ou espanhol de autores naquelas duas áreas de investigação académica do mundo de língua portuguesa e castelhana.

Nesse sentido de ampliação, nesta edição, publicamos um artigo em espanhol com base numa investigação sobre o papel do fator autoconfiança nos empresários do cluster do mobiliário de Ubá em Minas Gerais no Brasil.

Autores portugueses, em colaboração com Benoît Robert, diretor do Centro de Risco de Montreal, no Canadá, apresentam um novo instrumento de diagnóstico, o radar de resiliência organizacional (Radar R) a partir do estudo de caso da Marinha Portuguesa, da Armada portuguesa, após o choque orçamental ocorrido em 2011.

Publicamos, ainda, um estudo comparativo dos modelos de gestão alemão – atualmente híbrido, combinando traços do modelo anglo-saxão – e norueguês – tipicamente social –, no sentido da avaliação dos seus pontos fortes e fracos úteis para o management nos países latinos.

Finalmente, um estudo sobre 40 empresas cotadas no índice das 50 principais listadas na Bolsa de São Paulo, no Brasil, revela que a existência de um comité de gestão de risco na estrutura de governação corporativa tem um impacto positivo sobre o desempenho económico.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons