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Revista Lusófona de Educação

versión impresa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.8 Lisboa jul. 2006

 

Quais os contributos da Antropologia para a compreensão das situações de deficiência?

Charles Gardou*

 

Em que é que a Antropologia pode ajudar a pensar a questão da deficiência? Esta é a interrogação, voluntariamente depurada, que orienta aqui o nosso propósito. Perguntar-nos-emos em primeiro lugar em que é que o encontro com o outro, em situação de deficiência, pode contribuir para abrir os nossos olhos e conduzir-nos a discernir para além da singularidade, por vezes extrema, os universos da humanidade. Tentaremos em seguida mostrar que todo o pensamento neste domínio é ao mesmo tempo um pensamento sobre a sociedade, porque a deficiência funciona como significante social, incarnando a nossa difícil relação com os outros. Estas questões, enroladas nas profundezas das sociedades humanas, obrigam a “pensar” no que define o homem, para além da multiplicidade dos contextos. A postura antropológica convida a estabelecer o suporte, sem o qual todo o estudo comparativo, tendo em conta o social e o educativo das situações de deficiência, pode parecer desencarnado.

Palavras-chave: Antropologia, situação de deficiência, alteridade.

 

 

Which are the contributes of Anthropology for the understanding of the deficiency situations?

In what way can Anthropology help to think the deficiency question? This is the interrogation, voluntarily purified, that guides our intention here. In first place, we will question ourselves, where it is that the meeting with the other, in deficiency situation, can contribute to open our eyes and lead us to discern beyond the singularity, sometimes extreme, the universes of humanity. After we will try to show that all the thought in this domain is at the same time a thought about society, because the deficiency functions as social significant, incarnating our difficult relation with the others. These questions, rolled in the deepening of the human societies obligate “to think” in what defines man, beyond the multiplicity of the contexts. The anthropologic position invites to establish the support, without all the comparative study, taking into the social and the educative of the deficiency situations, may seem disincarnate.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

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Tradução do original em francês de Isabel Sanches.

*Professor na Université Lumière Lyon 2. Presidente do Collectif de Recherche «Situations de Handicap, Education, Sociétés» (C.R.H.E.S.), http://crhes.free.fr