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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.8 Lisboa jul. 2006

 

Conflito docente no Brasil e manifestações sindicais: natureza e significados

Dalila Oliveira1 & Savana Melo2

 

Este artigo discute algumas tendências concernentes à natureza e ao significado dos conflitos docentes ocorridos no Brasil entre os anos de 1998 e 2003, a partir de suas manifestações acolhidas ou preconizadas pelos sindicatos. Procura-se identificar e analisar os conflitos manifestos no período, desenvolver reflexão sobre a especificidade do trabalho docente e apresentar alguns aportes teóricos para ampliar a compreensão desses fenômenos. Como resultado, buscou-se quantificar e qualificar os conflitos, identificando os protagonistas e analisando a principal motivação desses, seus desenlaces e as vitórias obtidas. Conclui-se que o trabalho pedagógico vem sendo reestruturado nos últimos anos, em decorrência das reformas educacionais empreendidas, o que pode estar dando lugar a novos problemas, conflitos e resistências, como expressão da insatisfação dos docentes.

Palavras-chave: Sindicalismos, docentes, lutas sindicais, insatisfação docente, Brasil

 

Teacher’s struggles and trade unionism in Brazil: characteristics and means

This article discusses some trends concerning the meaning and nature of the teacher ´s conflicts that occurred em Brazil from 1998 to 2003, considering their manifestation either supported or praised by the unions. It tries to identify and analyse the conflicts that took place in that period and reflects about the particular nature of the teaching work, and also presents some technical support to increase the understanding of these phenomena. As a result, there is an attempt to quantify and qualify the conflicts, identifyng the protagonists and analysing their main motivations, outcomes and achievements. The conclusion is that the pedagogical work has been rebuit in the latest years, due to the educational reforms, which may be creating new problems, conflicts and resistance to express the dissatisfaction of the teachers.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

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1 Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro da coordenação da Rede Latino-Americana de Estudos Sobre Trabalho Docente – ESTRADO/CLACSO.

2 Mestre e doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora Grupo de Pesquisa Gestão Educacional e Trabalho