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Revista Lusófona de Educação

versión impresa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.8 Lisboa jul. 2006

 

Maria Glória de Faria Nunes dos Santos

2006

 

Educação Ambiental no livro didáctico: análise dos manuais da 4ª série do Ensino Fundamental adotados nas escolas públicas brasileiras

Orientação:Prof. Doutor Manuel Tavares

 

Nesta dissertação apresenta-se um estudo exploratório que tem por objetivo analisar a contribuição dos livros didáticos para a educação ambiental brasileira. Para tal fim, foi feita a análise de conteúdo dos livros-texto das disciplinas de História, Língua Portuguesa, Geografia e Ciências, da 4.ª série do ensino fundamental, relacionados nos Guias do Programa Nacional do Livro Didático, do Ministério da Educação, válido para adoção nas escolas públicas. Os manuais pesquisados são referentes ao triênio 2004-2006. A análise dos livros didáticos se deu de acordo com as seguintes categorias: natureza, planetaridade, cidadania, ética e legislação. A primeira – natureza -foi dividida em três subcategorias: elementos físicos, químicos e biológicos; ecossistema; e desenvolvimento. A maioria dos livros analisados apresenta elementos de educação ambiental, principalmente em relação às externalidades negativas do desenvolvimento, e muitos deles apontam para uma educação emancipatória, ética e planetária. Mas ainda não é possível afirmar que são instrumentos satisfatórios na formação da cidadania ambiental ou na implantação de um modelo sustentável de desenvolvimento.

 

 

This work presents an exploratory study that aims analyzing the contribution of the text-books for the environmental education in Brazil. Content analyzis was directed to the Elementary School 4th grade textbooks of the following disciplines of the Brazilian Textbook National Programme, chosen for the triennial 2004-2006: History, Portuguese, Geography and Sciences. Categories elected for this study are related to the environmental education such as nature, planetarity, citizenship, ethics and legislation. The first one was divided into three ategories – physical, chemical and biological elements; ecosystem; and development. Most of the textbooks present elements of environmental education, firstly topics related to the negative externalities of the development, and there are various that indicate an emancipatory, ethical and planetary model of education. However, it is not possible affirming Brazilian didactical textbooks are efficient instruments to the construction of environmental citizenship nor to the implementation of a sustainable pattern of development.