SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número9Educação, globalização e educação a distânciaEscola Francisco de Arruda (1956-1974): Espólio documental de Manuel Maria Calvet de Magalhães índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Lusófona de Educação

versión impresa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.9 Lisboa  2007

 

Relações entre professores, alunos, computador e sociedade em ambiente digital

Maria Cristina Lima Paniago Lopes*

 

 

Este trabalho tem como objetivo descrever e interpretar as inter-relações no ambiente digital: professores, alunos, computador e sociedade. Com base em um curso de Formação Tecnológica, oferecido aos alunos de licenciaturas em uma universidade particular, analiso as inter-relações dos participantes do curso sob a perspectiva sócio-interacionista, a qual focaliza o aprendiz como parte de um grupo social e que, a partir de interações consigo mesmo, com os demais sujeitos do contexto sócio-histórico no qual está inserido e com o meio, pode desenvolver-se, questionar, descobrir, compreender e transformar o mundo. O curso, no qual eu e outra colega atuamos como professoras, teve como proposta abrir espaço para discussões sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional, possibilitando a formação de comunidades com interesses comuns que se inter-relacionam.

Palavras-chave: Professores, alunos, computador, ambiente digital

 

 

Digital context: teachers, students, computers and society

This work has as objective to describe and interpret the inter-relations at the digital context: teachers, students, computers and society. Based on a Technological Formation Course offered to the students from teaching courses at a private university, I analyze the inter-relations of the participants of the course under the social-interactionist perspective which focuses the learner as part of a social group and that, from the interactions with himself, with the other subjects inside the social-historic context in which he is inserted and with the environment, he can develop himself, question, discover, understand and transform the world. The course in which another colleague and I worked as teachers had as proposal to open space for discussions about the use of the new technologies of information and communication in the educational context and with possibilities of a communities formation with common interests which interrelate.

Keywords: Digital context, teachers training, ICT, students

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

Referências Bibliográficas

Delors, J. et al. (1998). Educação, um tesouro a descobrir – Relatório para Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. São Paulo: Cortez/Unesco.        [ Links ]

Lave, J. & Weger, E. (1991). Situated Learning: Legitimate Peripheral Participation. New York: Cambridge University Press.

Lévy, P. (1999). Cibercultura. São Paulo: Ed 34.  

Lion, C. G. (1995). Mitos e Realidades na Tecnologia Educacional. In: E. Litwin (Org.), Tecnologia Educacional. Política, Histórias e Propostas. Porto Alegre: Artes médicas.

Litwin, E. (2001). Das tradições à virtualidade. In: E. Litwin (Org.), Educação a distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed Editora.

Neves, A. e Cunha Filho, P. C. (2000). Projeto Virtus: educação e interdisciplinaridade no ciberespaço. Editora Universitária UFPE e Editora Anhembi Morumbi.

Oliveira, M. K. de. (1993). Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione.

Palloff, R. M. e Pratt, K. (1999). Building Learning Communities in Cyerspace. San Francisco- USA: Jossey-Bass Publishers. Retirado em 27/02/2001: <WWW.137.159.69.101 WebCompanion.htm OMAET dpember>

Pretto, N. de L. (1996). Uma escola sem/com futuro - Educação e Multimídia. São Paulo: Papirus Editora.

Rheingold, H. (1993). A Slice of Life in my Virtual Community. In: L. M. Harasim (Ed.). Global Networks. Computers and International Communication. London: The MIT Press.

Rheingold, H. (1993). Virtual Communities. Retirado em 20/12/2004: < http://www.rheingold.com/vc/book>

Souza, M. C. S. de. (2002). A Tecnologia de Informação enquanto construção social-histórica e seu significado na sociedade contemporânea. Publicado originalmente no VI Workshop de Informática na Escola – WIE 2002 – SBC 2000. Retirado da WWW em 15/10/04 : < http://www.nuppead.unifacs.br/carol/Linguagem.pdf >

Vygostsky, L. S. (1938/1978). Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. Editado por M. Cole e S. Scribner. Cambridge, Mass.: Harvard University Press.

Wenger, E. (1998). Communities of practice. Learning, meaning, and identity. New York: Cambridge University Press.

Wenger, E. (2001). Entrevista concedida ao portal KMOL em Junho 2001 feita por Ana Neves. Retirado da WWW em 14/10/04: < http://Kmol.online.pt/pessoas/WengerE/entrev_1.html >

Wenger, E. et al. (2002). Cultivating Communities of Practice. Boston: Harvard Business School Press.

 

 

*Universidade Católica Dom Bosco, Mato Grosso do Sul, Brasil, cristina@ucdb.br