SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número9O Movimento da Escola Moderna - Um percurso cooperativo na construção da profissão docente e no desenvolvimento da pedagogia escolarProjecto de investigação: «Deixem-me viver como sou e com todos os meus amigos… À procura de Indicadores de Educação Inclusiva nas práticas dos Professores de Apoio Educativo» índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Lusófona de Educação

versión impresa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.9 Lisboa  2007

 

Constituída a Rede Ibero-americana de Investigação em Políticas de Educação

 

 

A UI&D Observatório de Politicas de Educação e de Contextos Educativos (UI&D-OPECE), da Universidade Lusófona, obteve recentemente o financiamento para a formação de uma rede de coordenação da investigação científica no campo das políticas de educação, no âmbito do programa CYTED - Programa Ibero Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (www.cyted.org), da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

Esta rede científica, intitulada “Rede Ibero-Americana de Investigação em Políticas de Educação” (RIAIPE), é coordenada pelo Professor António Teodoro e conta com a participação de equipas de investigação de universidades e outras instituições de Espanha, Argentina, Brasil, México e Paraguai. O seu principal objectivo é o de reforçar (e coordenar) a investigação realizada sobre os impactos da globalização nas políticas públicas de educação, em particular, nos domínios da inclusão e equidade, nos países integrantes deste espaço ibero-americano a que pertencem as equipas de investigação.

Esta Rede pretende construir um quadro teórico e analítico que permita cartografar e analisar as politicas públicas de educação das últimas décadas - quer as realizadas pelos Governos, quer as propostas e projectos das mais influentes agências globalizadoras ou dos movimentos sociais e administrações locais. A partir daqui, pretende-se construir um conjunto de indicadores que privilegiem as dimensões da inclusão e da equidade, para que possam ser apresentados como contraposição dos indicadores hegemónicos construídos no âmbito de organizações como o Banco Mundial ou a OCDE, usados até à exaustão em relatórios, exames e inquéritos estatísticos comparados, e que hoje se tornaram um forte e poderoso instrumento de regulação das politicas públicas.

Esta Rede assume igualmente o objectivo de contribuir para uma maior visibilidade académica e científica dos investigadores dos países ibero-americanos no campo das politicas de educação. Da equipa portuguesa fazem parte, para além de António Teodoro, Carla Galego, Dulce Franco, Édio Martins, Elsa Estrela, Graça Aníbal, Inês Sacchetti, Madalena Mendes e Vasco Graça.

De 28 a 30 de Março de 2007 realizou-se, em Lisboa, a primeira reunião de coordenação, onde todas as equipas nacionais estiveram presentes: do México, Armando Alcântara, da Universidade Autónoma do México (UNAM); do Paraguai, Jorge Lara, da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Católica de Assuncion; do Brasil, José E. Romão, da UNINOVE (São Paulo), Elydio Santos, da Universidade Metodista de São Paulo, Afonso C. Scocuglia, da Universidade Federal da Paraíba, Verone Lane Rodrigues, do Instituto Paulo Freire; de Espanha, José beltran, da Universidade de Valencia, e Sandra Montané, da Universidade de Barcelona, ambos também do Instituto Paulo Freire de Espanha; e, de Portugal, a equipa portuguesa acima referenciada.

No âmbito desta reunião, realizou-se uma oficina de trabalho intitulada Organizações internacionais e regulação transnacional das políticas educativas: os indicadores de comparação internacional e a construção de uma agenda global de educação, que contou igualmente com a presença de convidados portugueses, professores e investigadores universitários, alguns dos quais antigos altos funcionários ligados ao Ministério Educação e com intervenção nas questões em debate. Participaram Almerindo Janela Afonso, Ana Benavente, Graça Costa (em representação de Manuela Guilherme), Florbela Sousa, Maria do Céu Roldão, Maria do Carmo Clímaco, Maria João Valente Rosa e Manuel Costa Leite.

Informações sobre esta Rede e os repectivos trabalhos, consultar o site: www.cyted.riaipe.net

 

Inês Sacchetti