SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número9Políticas públicas e municipalização da educação: a construção de uma política local para o ensino fundamental de Três Barras - SC (1980-2000)Comportamento agressivo: suas causas e suas manifestações no ambiente escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Lusófona de Educação

versión impresa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.9 Lisboa  2007

 

Elisabete Maria Pereira Freixo

2006

 

“O bom professor” - Olhares de crianças do 1° ciclo

Orientação- Prof. Doutor José B. Duarte

 

A relação professor/aluno é muito importante e a forma como o bom professor é visto é um desafio com o qual todos os professores se confrontam no dia a dia nas escolas portuguesas. O presente trabalho pretende, por meio de opiniões concretas, revelar o que os alunos sentem acerca do que é o “bom professor”. Constituído por quatro capítulos (problemática, enquadramento teórico, metodologia e análise dos resultados), tem como principais objectivos, através das opiniões fornecidas nas composições dos alunos, reflectir sobre a melhoria da intervenção do professor e das suas atitudes num contexto pedagógico de sala de aula.

As conclusões deste trabalho tem em consideração várias dimensões que por sua vez, tiveram diversos indicadores. Na categoria “Bom professor”, ser humano, expor bem, organizar as actividades e usar a autoridade são as dimensões que nos aparecem em primeiro lugar, seguidas de “promove momentos lúdicos”, “ajuda os alunos”, “aparência”, é exemplar”, “organiza a sala e da espaço a convivência”, é estimulador” e, por último, é assíduo”, é paciente e é permissivo”. Na categoria “Mau professor” aparece apenas a dimensão “usa a autoridade”. Com os resultados desta pesquisa, procurámos contribuir de alguma forma para a mudança de atitudes por parte dos professores, no que concerne à sua postura no trabalho e na relação que mantêm com os alunos, sendo esta uma tarefa que se reveste de extrema complexidade.

 

 

“The good teacher” - Looks of Children of Primary School

The relationship between teacher/pupil is very important and the way how the “good teacher” is seen is a challenge that most teachers have to face in their daily school-life in Portuguese schools. The present work intends to, by means of concrete opinions and points of view show what pupils feel about what a good teacher is. This dissertation has four chapters (problematic, theoretical framework and empirical study, methodology and analysis of the results) and has as main goals, through opinions given by pupils in their essays; reflect on the improvement of teacher’s intervention and on his/her attitudes in an educational and pedagogical context (classroom).

The conclusions of this work have in consideration several dimensions. These dimensions had several indicators. In the category “Good Teacher”, being human, explain well, organize the activities and use the authority are the dimensions that appeared to us at first place, followed by the “promotes recreational activities”, “helps the students”, “appearance”, “is an example”, “organize the classroom and gives space to socialization”, “is stimulating” and at last, “is assiduous”, “is patient and permissive”. In the category “Bad Teacher” we only had the “uses authority” dimension. With the results of this research, we tried to give a contribute in some way, to the change of attitudes by teachers, concerning their attitude at work and the relation established with pupils, being this, a task of extreme complexity.