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Revista Lusófona de Educação

versión impresa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.9 Lisboa  2007

 

Luísa Maria Veloso de Andrade Pires Pinto

2006

 

A Escola no combate à infoexclusão. Níveis socio-económicos, formação e e-literacia em quatro escolas do concelho de Oeiras

Orientação- Prof. Doutor Sérgio Claudino

 

 

O presente estudo insere-se na problemática da infoexclusão dos grupos socioeconómicos menos favorecidos como reflexo da falta de acesso destes aos equipamentos informáticos e/ou dificuldade no domínio do respectivo código de comunicação, procurando-se conhecer o papel da escola para estreitar este fosso digital.

Numa primeira parte deste trabalho tenta-se demonstrar a importância das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, para a economia e para os cidadãos, e perceber o seu impacte na educação, conhecer quais as estratégias de formação digital adoptadas bem como as suas consequências.

Seguidamente recorrendo-se a uma metodologia essencialmente quantitativa, com base nas declarações dos alunos, nos seus desempenhos e nos depoimentos dos responsáveis das quatro escolas do universo de análise, relacionam-se os níveis socio-económicos dos alunos com o seu nível de e-literacia e com o nível de dinâmica digital da escola que frequentam.

Como considerações finais, constatamos que a escola desempenha um papel importante na inclusão dos grupos socio-económicos mais desfavorecidos mas, não consegue eliminar o fosso digital que separa estes dos mais favorecidos.

Por sua vez, os mais favorecidos socio-economicamente beneficiam, igualmente, se frequentarem escolas dinâmicas digitalmente pois ampliam e consolidam as aprendizagens realizadas neste domínio fora do espaço escolar e vice-versa.

 

 

The School in the combat to the infoexclusion. Socio-economic levels, formation and e-literacy in four schools in Oeiras city

The present study concerns with the problematic of digital divide of lower-income groups as a result of differential access to computing equipment and/or the difficulties related to the respective communication code, attempting to ascertain the role School plays in order to shorten this digital divide.

In the first part of this study we try to convey the importance of the new Information and Communication Technologies (ICTs) for the economy and for the citizens and understand their impact upon education, to get acquainted with the adopted strategies of digital training as well as their consequences.

Afterwards using fundamentally a quantitative methodology, based on the statements of the students, on their performance and on the statements of the teachers responsible for the four schools of our analysis, we relate the students’ social, economic level to their level of e-literacy and to the level of digital dynamism of the school they attend.

Lastly, we verify that School plays a crucial role in ensuring the inclusion of less- advantaged social, economic groups, nonetheless, it cannot overcome the digital divide that separates these ones from the higher-income groups.

Higher-income groups benefit, in turn, from attending dynamic digitally schools as they can enlarge and consolidate what they have learnt in this area outside school and vice versa.