SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue10A centralidade de Vigiar e Punir. História da violência nas prisões, na obra de Michel FoucaultComissão de Acompanhamento Científico visita o Observatório de Políticas Educativas e Contextos Educativos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  no.10 Lisboa  2007

 

Conferência Novas Direcções da Sociologia da Educação no/para o Século XXI - Nicósia, 25-27 Maio de 2007

 

 

De 25 a 27 de Maio de 2007, António Teodoro e Inês Sacchetti, investigadores da UI &D Observatório de Políticas de Educação e de Contextos Educativos, da Universidade Lusófona, estiveram presentes no congresso organizado pelo Research Committee on Sociology of Education da Associação Internacional de Sociologia (ISA) intitulado “New Directions in Sociology of Education in/ for the 21st century”, no Chipre, acolhido no Cyprus College, em Nicósia.

No âmbito do projecto “Educando o Cidadão Global: Globalização, Refdorma Educativa e Políticas de Equidade e Inclusão em 12 países. O caso português” os investigadores apresentaram três comunicações. António Teodoro apresentou “A Educação em tempos de Globalização. Modernização e hibridismo nas políticas educativas em Portugal”, artigo em co-autoria com Graça Aníbal. Inês Sacchetti apresentou “Lost in Translation. Cultural Diver-Inês Sacchetti apresentou “Lost in Translation. Cultural Diversity in a Portuguese Classroom”. António Teodoro e Inês Sacchetti também apresentaram “Portuguese Government Options for Management in the Educational Systems” de Graça Aníbal, que não pôde estar presente.

Este congresso contou também com investigadores de renome no campo da Sociologia da Educação, como Stephen J Ball e Michael Young, da University of London, ou Ari Antikainen, da University of Joensuu, Finlândia).

Os participantes do Congresso na sua grande maioria provinham de países europeus, como o Chipre, Estónia, Finlândia, Grécia, Reino Unido, Roménia ou Rússia, mas também do Brasil, México e Estados Unidos. Neste sentido, este Congresso foi particularmente frutifico para intercâmbio científico no campo da educação comparada.

 

Inês Sacchetti