SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número10Um estudo sobre a prática de inclusão de alunos portadores de necessidades educativas especiais em uma escola particularFormação Contínua e Prática Docente Reflexiva. Uma análise do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Lusófona de Educação

versión impresa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.10 Lisboa  2007

 

Sheila Andreia Ribeiro

2006

 

A Gestão Escolar Democrática e o Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE. Uma análise em escolas Públicas de Porto Velho-Rondônia

Orientação: Prof. Doutor Artur de Souza Moret

 

O presente trabalho objetiva analisar as opiniões dos atores escolares sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE e 0 seu modo de implementação nas escolas, tendo como referencia balizadora a gestão escolar democrática cidadã. Procurou-se investigar as relações existentes entre 0 PDDE e os projetos politicos-pedag6gicos das escolas.

A escola oportuniza a construção de conhecimentos, onde se manifestam dificuldades no oferecimento de uma educação para cidadania. A implementação de politicas publicas com discursos de descentralização e uma constante, propõe melhorias na qualidade de ensino. O PDDE, referenciado no discurso oficial, educação para a cidadania, aponta possibilidade de gestão de recursos financeiros na escola de modo democrático, propõe que as escolas realizem melhorias na estrutura física e pedag6gica, com foco principal, sua operacionalização deve proceder democraticamente.

Para realização desta investigação, utilizou-se a pesquisa qualitativa, os instrumentos para a coleta dos dados foram: entrevista e pesquisa documental. No tratamento dos dados procedeu-se analise de conteúdo por categoria temática e a analise dos conflitos. Os resultados representam implementação de politicas publicas com ensaios de gestão escolar democrática, pois os processos participativos apresentaram-se de modo fragilizados.

 

 

The present work goals to analyse the opinions of the school actors on the Direct Money in the School Program - PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) and its way of implemented in the schools, taking as marking reference the citizen democratic school management. It was tried to research the relations existing between the PDDE and the political-pedagogical projects in the schools.

The school is an opportunity to construct knowledges, where there are displayed difficulties in the offering of an education for the citizenship. The implementation of public policies with speeches of decentralization is a constant, they propose to improve the teaching quality. The PDDE, referenced in the official speech, education for a citizenship, goals possibilities of financial resources management in the school in a democratic way, proposes that the schools carry out improvements in the physical structure and pedagogical, with the principal goal, its functionality must proceed democratically.

For carrying out this research, it was used a qualitative research, the instruments for the data collection were: interviews and documental research. In the data treatment it was proceeded to the content analysis for thematic category and to the conflicts analysis. The results represent implementation of public policies with tryouts of democratic school management, thus the participative processes showed in a fragile way.