SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número11Do colo à construção da cidadania: por uma escola acolhedora‘As intermitências da Morte’: debate acerca do direito à literatura lusófona no processo de alfabetização de jovens e adultos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Lusófona de Educação

versión impresa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.11 Lisboa  2008

 

Estudos de caso em educação. Investigação em profundidade com recursos reduzidos e outro modo de generalização.

José B. Duarte*

 

 

Investigadores com parcos recursos e até sozinhos, mas pondo à prova as suas qualidades de pesquisa, podem dar uma contribuição séria para a investigação, através do estudo de caso, em alternativa a estudos de perspectiva mais vasta mas que exigem mais recursos em material e pessoas. E esse estudo pode obviamente ser depois prosseguido com futuros trabalhos do próprio ou de outros investigadores. A reflexão que segue baseia-se em vários autores com particular incidência em obras de Stake (1995; 1998) e Yin (1994; 2005), procurando delinear os procedimentos a seguir na adopção do estudo de caso em problemas educacionais, e inclui, em complemento, as ideias-chave de alguns estudos de caso sobre educação inventariados por Yin (2005).

Palavras-chave: Estudo de caso; investigação em profundidade; generaliza-ção; experiência vicariante;

 

 

Case studies in education. Investigation in depth with scanty resources and other way of generalization

Investigators with scarce resources and even alone, but challenging their research qualities, they can give a serious contribution for the investigation, through a case study, in alternative to studies of vaster perspective but demanding more resources in material and in persons. And that study obviously can be continued later on with future works of the own or of other investigators. The following reflection is based on several authors with major incidence in works of Stake (1995; 1998) and Yin (1994; 2005), it tries to delineate the procedures to use in the adoption of the case study in education problems and it includes, in complement, the key-ideas of some case studies about education inventoried by Yin (2005).

Keywords: Case study; investigation in depth; gener-Case study; investigation in depth; generalization; vicarious experience.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

Referências bibliográficas

Wu, H.-H. (2000). The mathematics standards wars in California. In Sandra Sotsky (Ed.), What’s at stake in the K-12 standards wars: a primer for educational policy makers. New York: Peter Lang.

Kidder, T. (1989). Among schoolchildren. Boston: Houghton Mifflin.

Miallaret, G. (1985). Introduction aux sciences de l’éducation. Lausanne : Unesco –Delachaux e Niestlé.

Laville e Dionne (1999). A construção do saber. Manual de metodologia de pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed.

Merry, W (1987). Elementary schools: harmony and cooperation. In The Japanese educational challenge: a commitment to children. New York: Free Press.

Shaw e Etchberger (1993). Transition into constructivism: a vignette of a fifth-grade teacher. In K.Tobin (Ed.), The practice of constructivism in science education. Washington, DC: AAAAS Press.

Stake, R.E. (2007). A arte de investigação com estudos de caso. Lisboa: Gulbenkian.

Stake ,R.E. (2005). Investigación con estudio de casos. Madrid: Morata, tradução do original de 1995, The art of case study research, Sage Publications.

Stake, R.E. (1998). Case studies. In N.K. Denzin e Y.S. Lincoln (eds.) Handbook of qualitative research, Thousands Oaks, Sage.

Yin, R. K. (2002). Estudo de caso. Planejamento e métodos. Porto Alegre: Artmed, tradução do original de 1994, Case study research: design and method, Sage Publications.

Yin, R. K. (2003). Case studies research: design and methods. 3ª ed.. Thousands Oaks: Sage.

Yin, R. K. (2005) (editor). Introducing the world of education. A case study reader. Thousand Oaks: Sage Publications.

 

 

*Professor Associado da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, j.b.duarte@netcabo.pt