Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Revista Lusófona de Educação
Print version ISSN 1645-7250
Rev. Lusófona de Educação no.11 Lisboa 2008
Encontros Promovidos pelo Grupo de Investigação Memórias da Educação no Espaço Lusófono
O Grupo de Investigação Memórias da Educação no Espaço Lusófono da UI&D – Observatório de Políticas de Educação e de Contextos Educativos da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) - pretende ser um espaço de partilha de saberes e de conhecimentos entre investigadores interessados na temática da História da Educação.
No sentido de manter um diálogo aberto e multidisciplinar com professores e alunos de graduação e pós-graduação, tem vindo a organizar Encontros em diferentes formatos (Colóquios, Seminários, Conferências, …) de molde a criar uma dinâmica de reflexão crítica e de debate científico.
No dia 14 de Dezembro, teve lugar um Seminário intitulado Epistemologias Oprimidas: Reinventando Paulo Freire no Século XXIministrado pelo Professor Doutor José Eustáquio Romão da Universidade da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), em São Paulo e do Instituto Paulo Freire do Brasil.
A 20 de Fevereiro, o Grupo de Investigação dinamizou um Colóquio subordinado ao tema Produção e Compreensão do(s) Discurso(s),onde foram apresentadas duas comunicações:Análise crítica do Discurso- Graça Aníbal ( ULHT) eEducação através dos provérbios- Anabela Mimoso, da Universidade Lusófona do Porto (ULP). Este Colóquio terminou com umespaço de leituraa cargo da professoraMadalena Mendes (ULHT) que entusiasmou a assistência com uma narrativa ficcionada de Mia Couto, escritor moçambicano que prima pela recriação e reinvenção discursivas.
A História do Currículo foi outro seminário que se realizou no dia 11 de Abril e que contou com as seguintes intervenções:A Medicalização do Currículo - José Brás (ULHT); Políticas de educação em Portugal. Dos anos 30 aos anos 80 - Rogério Fernandes, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (FPCEUL); A História das Disciplinas: entre a Cultura Escolar e a Transposição Didáctica – Joaquim Pintassilgo, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e As línguas estrangeiras no percurso curricular português - breve análise do ensino da língua inglesa - Maria Manuel Calvet Ricardo (ULHT).
Os Encontros têm constituído, pois, um espaço privilegiado de debate científico e têm propiciado aos intervenientes momentos de diálogo alargado e de reflexão crítica.
José Brás e Maria Neves Gonçalves