SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número11Conferência internacional “Educação, Globalização e Cidadania: Novas Perspectivas da Sociologia da Educação”Seminário História do Currículo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Lusófona de Educação

versión impresa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.11 Lisboa  2008

 

3ª Reunião de Coordenação da RIAIPE - Rede Iberoamericana de Investigação em Políticas de Educação

 

No dia 23 de Fevereiro de 2008, realizou-se em João Pessoa (Paraíba-Brasil), a 3ª reunião de coordenação geral da RIAIPE, com os seguintes participantes: António Teodoro, coordenador da rede (ULHT-Portugal); Liliana Olmos e Carlos Alberto Torres (Argentina); Afonso Scocuglia, Octávio Mendonza, Emilia Prestes, M.ª Eulinda Carvalho, Edileide, Ivanise Monfredini e Edson (Brasil); Juan Miguel Valenzuela (Chile); Pere Beneyto e Cármen Ferrer (Espanha); Armando Alcântara, José António Ramirez e Ricardo Mora (México); Fátima Marques (Portugal) e Adriana Marrero (Uruguay).

A reunião decorreu com a seguinte ordem de trabalhos: 1) Informações; 2) Decisão sobre novo pedido de adesão à RIAIPE: Universidade de Buenos Aires; 3) Bibliografia crítica sobre políticas de comparação internacional; 4) Apresentação dos primeiros background papers sobre as 2 prioridades para 2008: - ensino superior; - políticas de equidade e de inclusão; 5) Curso de formação “Políticas y educación: los dilemas de la globalización y las contribuciones da pedagogia critica”, em Buenos Aires; 6) Continuação do debate sobre: indicadores, avaliação de políticas públicas, modelos de financiamento da educação.

A reunião teve início com os agradecimentos de Afonso Scocuglia e António Teodoro pela participação da RIAIPE na Conferencia Internacional, que decorreu entre 19 e 22 de Fevereiro de 2008, bem como as boas vindas à equipa do Uruguai, na pessoa de Adriana Marrero. De seguida foi feito um balanço das despesas do ano transacto, bem como das equipas que constituem a rede, tendo o Instituto Paulo Freire de Espanha, deixado de integrar as duas equipas de Espanha, e de ser admitida a equipa da Universidade de Buenos Aires, Argentina. Foi reforçado a conveniência de dar mais visibilidade aos projectos desenvolvidos pela rede, e também a difusão do Boletim n.º 2, e dos livros – “Tempos e andamentos nas políticas de educação. Estudos ibero-americanos” e “Espelhos e reflexos. Políticas curriculares e avaliações internacionais” (a editar), da RIAIPE. Foi feita uma reflexão e análise da bibliografia crítica sobre políticas de comparação internacional, de modo a que seja possível encontrar indicadores alternativos que não sejam excludentes e que permitam a regulação das políticas que sejam inclusivas. Seguiu-se a apresentação, de cada grupo de investigação da RIAIPE, dos trabalhos desenvolvidos nas áreas prioritárias previamente definidas. Após a informação dada por Carlos Alberto Torres sobre o curso virtual, a ocorrer em Dezembro de 2008, subordinado à temática “Políticas y educación: los dilemas de la globalización y las contribuciones de la pedagogía crítica”, passou-se ao debate teórico sobre indicadores, avaliação de políticas públicas e modelos de financiamento da educação. Relativamente aos conceitos-chave apresentados pela OCDE, como sensos comuns das políticas de educação: privatização, descentralização e diversificação, António Teodoro levantou a questão sobre que outros conceitos, poderão estar no centro de políticas de educação emancipatórias capazes de construir um outro senso comum? Que base social de apoio pode gerar e apoiar esse outro senso comum? Da discussão alargada resultou uma palavra alternativa - autonomia e o propósito de consultar experts para dar opinião e construir novos indicadores.

Ficou agendada a próxima reunião de coordenação geral para dia 2 de Dezembro de 2008, em Buenos Aires, realizando-se antes em Lisboa, Barcelona e S. Paulo reuniões regionais.

 

Fátima M. Marques