SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número11Seminário História do Currículo“Tapuia Ké Oca”. Educação Escolar Indígena dos Tapuios: entre o silêncio e o grito, a esperança cresce e a luta continua índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Lusófona de Educação

versión impresa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.11 Lisboa  2008

 

Assinado Protocolo de Cooperação entre o CES e a UID - OPECE

 

No dia 8 de Novembro de 2007, o Centro de Estudos Sociais – Laboratório Associado (CES-LA), da Universidade de Coimbra, e a Unidade de Investigação & Desenvolvimento Observatório de Políticas da Educação e de Contextos Educativos (UID-OPECE), da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, através dos seus Directores, Professor Doutor Tiago Santos Pereira e Professor Doutor António Teodoro, respectivamente, celebraram um Protocolo de Cooperação no domínio da Investigação Científica, com a duração de três anos e com a renovação automática por igual período, salvo se for denunciado por qualquer das partes envolvidas. Este Protocolo resulta do reconhecimento de um conjunto de afinidades entre áreas temáticas de investigação e de apoio ao ensino pós-graduado realizado em ambas as instituições, bem como das vantagens de cooperação científica para o reforço das capacidades de produção de conhecimento inovador sobre a realidade social, quer a nível local e regional, quer a nível nacional e internacional, e de intervenção na comunidade.

O tipo de cooperação, agora celebrado formalmente, visa o aprofundamento das relações mútuas e a prossecução de objectivos comuns no domínio da produção e transmissão do conhecimento nas respectivas áreas se saber, preferencialmente, em áreas de saber de interesse comum, respeitando, naturalmente, a autonomia de cada uma das instituições.

A referida cooperação entre os dois centros de investigação assumirá, entre outras, as formas de colaboração em projectos de investigação e editoriais, intercâmbio de investigadores e de estudantes, no âmbito de programas de pós-graduação, doutoramento e pós-doutoramento, organização conjunta de cursos, colóquios, seminários e conferências, intercâmbio de produções científicas, orientação de teses de mestrado e doutoramento e o livre acesso por parte dos investigadores e estudantes de ambos os centros às bibliotecas, bases de dados e arquivos documentais que constituem o acervo bibliográfico-documental de cada um dos Centros.

O cumprimento das relações de cooperação estabelecidas no Protocolo, assinado por ambas as partes, será objecto de acompanhamento por uma comissão constituída para o efeito de que farão parte dois membros de cada um dos Centros. Esta comissão reunirá, pelo menos, uma vez por ano para fazer o balanço das iniciativas realizadas e acordar planos de actividade para o ano seguinte.

Numa época em que, cada vez mais, a produção do conhecimento é o resultado da constituição de parcerias e redes nacionais e internacionais, este protocolo, celebrado entre a UID-OPECE e um dos centros de investigação de excelência (CES) criado em 1978, com o estatuto de Laboratório Associado desde 2002, vocacionado para a investigação na área das ciências sociais, com 91 investigadores, grande parte deles desenvolvendo uma actividade de investigação a tempo inteiro, contribuirá para o desenvolvimento de projectos em comum e, consequentemente, para o reforço da investigação científica. Por outro lado, a UID-OPECE, constituida em 1997, tem cumprido os objectivos que estiveram na base da sua criação. Todavia, dez anos depois, impõe-se que se afirme também como um centro de excelência, o que só poderá ser possível através de outras estratégias que ampliem os horizontes de investigação e de afirmação.

 

Manuel Tavares