SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número11A dança das identidades: dinâmicas e dafios no cotidiano dos jovens de periferiaO professor do ensino médio e a formação ética do educando: um estudo exploratório índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Lusófona de Educação

versión impresa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.11 Lisboa  2008

 

Terezinha Camargo Magalhães

2007

 

Quem sou eu? O adolescente e seu olhar sobre si mesmo

Orientação: Prof. Doutor Óscar de Sousa

 

O autoconceito é o que a pessoa pensa sobre si mesma no âmbito cognitivo, comportamental e avaliativo. Este estudo, de acordo com as questões formuladas, é exploratório, descritivo e correlacional e, quanto à dimensão temporal da pesquisa, é transversal. Os objetivos deste trabalho foram: estudar o autoconceito de adolescentes entre 12 e 18 anos, na Cidade de Salvador — Bahia de acordo com a estrutura do questionário; determinar os valores de autoconceito académico, autoconceito não-académico, a auto-estima e o autoconceito geral; e analisar a relação entre autoconceito na adolescência em função do sexo, da idade e da escola que frequenta. Foi utilizado o Questionário SDQ II — The Self-description Questionaire II (Marsh, 1990 b) composto por 102 itens, para medir o autoconceito em adolescentes. Três escalas do instrumento acessam o autoconceito académico: matemática, linguagem e autoconceito escolar geral; sete escalas acessam o autoconceito. não-académico: habilidade fisica, aparência física, relacionamento com colegas do sexo oposto, relacionamento com colegas do mesmo sexo, relacionamento com pais, honestidade, estabilidade emocional; e uma escala para medir a auto-estima. A soma das 11 escalas forma o total do autoconceito. O questionário foi traduzido e adaptado para Língua Portuguesa antes de ser aplicado. A amostra foi, por conveniência, composta por 214 adolescentes entre 12 e 18 anos, com idade média de 14,8785 anos, sendo 106 estudantes de duas Escolas Privadas — que correspondem a 49,5% dos estudantes entrevistados — e 108 alunos que estudam na Escola Pública — que correspondem a 50,5 % dos alunos entrevistados. Destes estudantes, 52,8 % são do sexo masculino e 47,25% são do sexo feminino. Os resultados deste estudo demonstram que os adolescentes pesquisados obtiveram valores de autoconceito acima da média de pontos, que não existem diferenças no autoconceito entre alunos que estudam na escola Pública vs. Privada. A análise de variância efectuada entre o sexo, o tipo de escola e os resultados no autoconceito geral mostram que não existe diferença estatisticamente significativa nos grupos em questão. Entretanto, no que se refere à idade, a análise revelou variações associadas à idade dos participantes.

 

 

Self-concept is one’s perception of oneself in cognitive, behavioral and evaluative terms. This study, according to the research’s objective, is exploratory, descriptive and correlational, and cross-sectional in terms of timeframe. The objective of this research were to study adolescents’, 12 to 18 years of age, self-concept from the city of Salvador — Bahia, determine the values of their academic self-concept, non-academic self-concept, self-esteem and general self-concept; and to analyze the relationship between adolescents’ self-concept and sex, age and school they attend. This study utilized the SDQ II questionnaire — The Self-description Questionnaire II (Marsh, 1990 b) — comprised of’ 102 items to measure self-concept in adolescents. Three areas of the questionnaire evaluate academic self-concept: mathematics, language and general school self-concept; seven areas measure non-academic self-concept: physical ability, physical appearance, relationship with opposite sex, relationship with people from the same sex, relationship with parents, honesty and emotional stability; and one area to measure self-esteem. The sum of all eleven areas comprises the total self-concept score. The questionnaire was translated into Portuguese before being applied. The sample was, by convenience, comprised of 214 adolescents between the ages of 12 and 18, with a median age of 14.8785, 106 were from private schools (49.5%) and 108 were from public schools (50.5%). Of all the students, 52.8% were males and 47.25% females. The results of this study show that interviewed adolescents had an above average self-concept score and that there are no statistically significant differences between students from public and private schools. The same result applies to sex and type of school. In regards to age, the analysis shows that the relationship is statistically significant.