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Revista Lusófona de Educação

versión impresa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.11 Lisboa  2008

 

Maria Odete Guimarães Gomes Silva

2007

 

O professor do ensino médio e a formação ética do educando: um estudo exploratório

Orientação: Prof. Doutor Otávio Mendonça

 

O tema da ética é sempre novo, pois diversos são os enfoques possíveis, bem como diversas são as perspectivas assumidas para o trato das extensões teóricas cabíveis para tão vasto universo de reflexões. A discussão sobre ética, habitualmente confinada aos domínios filosóficos, adquiriu uma relevância social sem precedentes considerando-se que as questões morais se tornaram objeto de conversas e se incorporaram ao cotidiano do homem comum, expressando a urgência de uma redefinição nos modelos das relações humanas. Diante disso, constata-se uma desorientação por parte dos educadores, assim como de toda a sociedade frente a acontecimentos que nos colocam em contato com este tema considerado por diversas autores de fundamental importância na relação educador e educando. A educação do futuro propõe que para estar em consonância em as demandas atuais da sociedade é necessário que a escola trate de questões que interferem na vida dos alunos e com as quais se vêem confrontados no seu dia-a-dia. Assim, a eleição do tema “Ética” expressa a intenção de incentivar a construção de uma escola atenta à realidade social, condição essencial para qualquer prática educativa de qualidade. Nessa perspectiva, discute-se, neste estudo, a ética na educação, tomando-se como eixo norteador o seguinte questionamento: “Que lugar ocupa a Ética nas preocupações dos professores do Ensino Médio, na formação dos seus alunos?” O objetivo principal desta investigação foi avaliar a atuação dos professores do Ensino Médio quanto à abordagem dos princípios éticos, em sala de aula, como contribuição para o desenvolvimento sócio-pessoal do aluno, em uma escola estadual da cidade de Campina Grande-Paraíba-Brasil. O universo da pesquisa abrangeu professores do Ensino Médio, nas várias áreas do conhecimento, tendo como sujeitos uma amostra 14 professores das segundas séries. A metodologia utilizada foi um estudo exploratório descritivo no qual se faz uma análise da atuação desses professores, buscando-se entender a abordagem, sobre Ética, sugerida pelos PCN (Parâmetros Curriculares nacionais) e confrontando-a com a proposta do PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola pesquisada, para se chegar à realidade vivenciada por eles. Diante do estudo realizado, concluiu-se que há necessidade de enfoque sistemático relacionado ao tema Ética, por entender-se que o mesmo é abordado de maneira superficial e equivocada.

Espera-se que este estudo sirva de apoio aos professores do ensino médio, bem como aos profissionais de áreas afins e à própria comunidade acadêmica, uma vez que tenta identificar o tipo de abordagem dado à Ética e avaliá-lo criticamente, na pretensão de clarificar possíveis equívocos, os quais se apresentam importantes na área educacional.

 

 

Ethics is an up-to-date theme. There are several possible focuses, as well as several perspectives assumed to treat the reasonable theoretical extensions for such vast universe of reflections. The discussion on ethics, habitually confined in the philosophical domains, acquired an unprecedented social relevance considering moral subjects that become object of chats that are incorporated to the daily of common man, expressing the urgency of a redefinition in the models of the human relationships. Thus, disorientation is verified by the educators, as well as the whole society ahead the events that place us in contact with this theme considered by several authors of fundamental importance in the educator and student relationship. The future education proposes to be in consonance in the current demands of the society that is necessary the school treats the subjects that interfere in students’ life that is confronted in their day by day. Therefore, the election of the theme Ethics expresses the intention of motivating the construction of an attentive school to the social reality, essential condition for any educational practice of quality. In that perspec-In that perspective, it is discussed, in this study, the ethics in the education, taking as important direction the following question: in which place ethics is concerning high school teachers around students’ formation? The principal objective of this research was to evaluate the teachers’ of the Medium Education performance among the approach of the ethical principles, in classroom, as contribution for the students partner-personal development, in a state school of Campina Grande, Paraíba, Brazil’s city. The research universe embraced Medium Education teachers in their several areas of knowledge, getting as subjects a sample of 14 teachers of the second series. The used methodology was a descriptive exploratory study in which is made an analy- study in which is made an analysis of those teachers’ performance in order to understand the approach on Ethics suggested by PCN (National Currículum Parameters) confronting by the proposal of PPP (Pedagogic Polítical Project) of the researched school, in order to reach the reality lived by them. Before this study it was concluded that there is necessity of a systematic focus related to the Ethics’ theme, once it is approached in a superficial and mistaken way. It is expected that this study serves to support the teachers of the medium education, as well as the professionals of similar areas and academic community, once it tries to identify the approach type given to the Ethics and to evaluate it critically, in Pie pretension to clarify possible misunderstandings, which are important in the educational area.