SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número12O associativismo docente do ensino liceal português durante o período republicano e a sua imprensa: as representações dos professores sobre a profissão e a construção de identidadesA higiene e o governo das almas: o despertar de uma nova relação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Lusófona de Educação

versión impresa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.12 Lisboa  2008

 

O acesso das mulheres à docência nos Institutos de Ensino Secundário, em Espanha: condições de acesso e características

Consuelo Flecha García*

O presente artigo é uma síntese do processo de feminização que afectou o professorado oficial do ensino secundário em Espanha, desde a origem da incorporação das mulheres na docência do bacharelato (1) atribuído pelos institutos na segunda década do século XX, até à generalização da sua presença a partir da Lei Geral de Educação de 1970. Refere as circunstâncias que permitiram e acopanharam a incorporação de mulheres como professoras nos Institutos de ensino secundário. As expectativas de um trabalho profissional qualificado, o desejo e a necessidade de que os seus estudos tivessem uma utilidade pessoal e social, e o reconhecimento de todo o esforço que isso representou, fez com que fosse possível às mulheres ocupar, com rigor e com reconhecimento, um espaço legítimo dentro da profissão docente. Estas conquistas permitiram transformações e deslocamentos simbólicos significativos em períodos e momentos políticos em que não estaria prevista a sua presença em muitos dos lugares que ocupavam profissionalmente.

Palavras-chave: Mulheres; Educação Secundária; Professoras; História; Espanha.

 

Women Teachers in Institutes of the Second Education: Access and Characteristics in Spain

The article offers a synthesis of the process towards the feminine majority presence that has concerned the official professorship of the second education in Spain. From the origin of the women’s incorporation to the teaching baccalaureate that was given in the Institutes in the second decade of the 20th century, up to the generalization of her presence from the General Law of Education of 1970. It approaches the circumstances that allowed and accompanied the women’s incorporation as teachers on the Institutes of The Second Education. The expectations of a professional qualified work, the desire and the need of that her studies had a personal and social utility, and the decision to put for her part all the effort that it was needing, made possible that they were managing to occupy with rigor and with recognition a legitimate space also for the women. This allowed transformations and symbolic significant displacements in periods and political moments in which her presence had not been foreseen in many of the places along which they were passing.

Key words: Women; Secondary Education; Women Teachers; History; Spain.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Referências bibliográficas

Benso Calvo, Mª Carmen (2007). Cambios y resistencias en el bachillerato a principios del siglo XX: currículo, coeducación y formación del profesorado en los Congresos Internacionales de Segunda Enseñanza. Revista de Ciencias de la Educación, nº 211, 289-317.

        [ Links ]

Correa Figueroa, Antonio (1996). Las primeras alumnas en el Instituto de Segunda Enseñanza de Huelva”. Gómez García, Mª Nieves. Pasado, presente y futuro de la educación secundaria en España. Sevilla: Kronos, 123-134.

Flecha García, Consuelo (1998). La incorporación de las mujeres a los Institutos de Segunda Enseñanza en España. Historia de la Educación. Revista Interuniversitaria, 17, 159-178.

---(2000). Profesoras y alumnas en los Institutos de Segunda Enseñanza. 1910-1940. Revista de Educación, extr., 269-294.

---(2003). Depuración del profesorado en la Guerra Civil Española. Arriaga, Mercedes-Ramírez, Dolores (eds.). Entretejiendo saberes. Sevilla, Actas del IV Seminario de AUDEM: Universidad de Sevilla.

Graña, Isabel-Martín, Francisco-Pozo, Mª del Campo-Sanchidrián, Carmen (2005). Controlar, seleccionar y reprimir: la depuración del profesorado de Instituto en España durante el franquismo. Madrid: Instituto de la Mujer.

Martín Zúñiga, Francisco-Grana Gil. Isabel (1999). La mujer en los cuerpos docentes de secundaria entre lo años cuarenta y sesenta: análisis desde los escalafones. Ruiz Berrio, Julio y otr. La educación en España a examen (18981998). Zaragoza: Institución Fernando el Católico, 315-329

Millán,Ana (1990). Sobre la incorporación de la mujer a la actividad científica en España: la primera Doctora en Matemáticas.

Codina, Roser & Llobera, Rosa (eds.). Història, Ciència i Ensenyament. Barcelona: Sociedad Española de Historia de las Ciencias y de las Técnicas, 505-515.

Pemartín, José (19403). Qué es “lo nuevo”. Madrid: Espasa-Calpe.

Pro Ruiz, Juan (1995). Las elites de la España liberal: clases y redes en la definición del espacio social (1808-1931). Historia Social, 21, 47-69.

Sanchidrián Blanco, Carmen (2005). El bachillerato elemental como hito del proceso escolarizador de las mujeres a finales del franquismo. Flecha, Consuelo-Núñez, Marina-Rebollo, Mª José (drs.). Mujeres y educación. Saberes, prácticas y discursos en la historia. Buenos Aires: Miño y Dávila, 377-389.

Viñao Frago, Antonio (1996). La crisis del bachillerato tradicional y la génesis de la educación secundaria ¿necesidad o virtud?. Gómez García, Mª Nieves (ed.). Pasado, presente y futuro de la educación secundaria obligatoria. Sevilla: Kronos, 137-155.

 

*Universidad de Sevilla