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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.12 Lisboa  2008

 

Provérbios: uma fonte para a História da Educação

Anabela Brito de Freitas Mimoso*

Embora geralmente de origem erudita, os provérbios acabaram por ser consagrados pelo povo que os preservou do esquecimento e os divulgou. Sob a forma de sentença, encerram conhecimentos milenares feitos de experiência e seduzem-nos, ainda hoje, pela agudeza do raciocínio, pela beleza das suas metáforas. É tempo de a História da Educação se interessar também pelo conhecimento da importância que o povo tem dado ao saber e de perceber como tem entendido ele o processo de ensino/aprendizagem.

O estudo foi levado a cabo recorrendo à análise de conteúdo e, contrariamente ao esperado, chegouse à conclusão de que os provérbios conferem à educação uma grande importância, expressa não só pelo número de provérbios a ela dedicados (411), mas também pelas apreciações positivas aí contidas.

Palavras-chave: Paremeologia; educação; provérbios; literatura.

 

Proverbs: a source for the history of education

Though usually having an erudite origin, proverbs ended up being acknowledged by the people who divulge and preserve them from forgetfulness. Under the form of a sentence, they enclose millennial knowledge and appeal to us, even today, by their sharpness of thought and their beautiful similes.

It is time History of Education devotes itself to the importance the general public have given to this knowledge and be aware of how it understood the teaching/learning process.

The study analyzed the content of the proverbs and contrary to what was expected, came to the conclusion that proverbs give education a great importance, expressed not only by the number of proverbs dedicated to it (411), but also by the good references they contain.

Key words: Paremiology; education; proverbs.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

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* Professora da Universidade Lusófona do Porto