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Revista Lusófona de Educação

versión impresa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.12 Lisboa  2008

 

Equidade em Educação: 52ª Conferência Anual da Comparative and International Education Society (CIES) Gaining Educational Equity Around the World

Teachers College Columbia University, New York 17 a 21 de Março 2008

De 17 a 21 de Março a cidade de Nova Iorque serviu de palco à 52ª edição da Conferência Anual da Comparative and International Education Society (CIES), que este ano teve como tema Gaining Educational Equity Around the World.

A temática escolhida para este evento, Equidade em Educação, justifica-se pelas profundas e persistentes desigualdades sociais e económicas com que o mundo actualmente se depara. Pois estas, convertendo-se em desigualdades educacionais reproduzem o modelo de uma sociedade global onde a justiça social só está ao alcance de poucos. Não é por isso de estranhar que esta temática, pela sua actualidade, para além de estar nas agendas de pesquisa dos académicos, está igualmente na agenda dos agentes políticos, quer estes se localizem nos contextos nacional, regional, ou mesmo transnacional.

O local, onde decorreu a conferência, foi o Teachers College, Columbia University, uma instituição histórica no campo da Educação Comparada que, em 1899, pela mão de James E. Russel, foi a primeira Universidade dos Estados Unidos a leccionar um Curso nesta área com o título Comparative Study of Educational Systems. Henry M. Levin, presidente eleito da CIES para o ano de 2008, na sua carta de boas vindas a todos os participantes da conferência, refere que se pode mesmo afirmar com certa evidência que foi o primeiro Curso nesta área a ser leccionado no mundo. Uma outra particularidade histórica que se pode ainda contar prende-se com o facto de esta instituição ter também contribuído para a constituição da CIES e ter servido de palco às primeiras conferências organizadas por esta sociedade.

Participaram neste evento perto de 2000 educadores, dos quais cerca de 1000 apresentaram comunicações que se revelaram ricas pela diversidade de perspectivas e objectos de estudo no campo da Educação Comparada, distribuídas ao longo dos 5 dias por 340 sessões temáticas. Muitas destas sessões foram marcadas pela presença de nomes consagrados no campo da Educação Comparada, tais como Roger Dale, Carlos Alberto Torres, Andy Green, Robert F. Arnove, Philip G. Altbach entre outros, que nos presentearam com as suas estimulantes reflexões.

A presença do Observatório de Políticas de Educação e Contextos Educativos (UIDOPECE) ficou registada pela comunicação apresentada por Carla Galego, membro desta unidade de investigação, inserida no painel Panel: 3.1.11 Comparative Cases in Cross-National Educational Assessment, teve como título OECD as a world think tank: The impact of OECD in national educational policies of equity and in construction of a global educational agenda.

Embora não tenha sido apresentada nenhuma ideia inovadora na Sessão Presidencial proferida por Steve Klees (Presidente da CIES durante o ano 2007), com o título Reflections on Theory, Method, and Practice in Comparative and International education, foi deixado como “recado” que os estudos no campo da Educação Comparada não se devem confinar unicamente às análises quantitativas e que as metodologias qualitativas não devem apenas servir de “bengala” às primeiras. As metodologias qualitativas têm um grande potencial ainda a explorar no campo dos estudos comparativos, com grandes vantagens para um mais profundo conhecimento das realidades educativas quer dentro de um mesmo país, quer entre diferentes países.

A próxima edição da Conferência Anual do CIES tem já local e data marcados. Decorrerá em Charleston, South Carolina, no Francis Marion Hotel entre os dias 22 e 26 de Março de 2009 e terá como instituição organizadora a University of South Carolina, estando ainda por definir o tema da próxima conferência. Aguardemos.

Carla Galego