SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue12Equidade em Educação: 52ª Conferência Anual da Comparative and International Education Society (CIES) Gaining Educational Equity Around the WorldInvestigação Sociológica e Debate Público Primeiro Fórum de Sociologia organizado pela Associação Internacional de Sociologia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  no.12 Lisboa  2008

 

Conferência “Educando o Cidadão Global. Globalização, Educação e Novos Modos de Governação”

Nos dias 16, 17 e 18 de Junho de 2008, realizou-se na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa, uma conferência internacional promovida pela UIDObservatório de Políticas de Educação e Contextos Educativos, enquadrada no projecto de investigação intitulado “Educando o Cidadão Global: Globalização, Reforma Educacional e Políticas de Equidade e Inclusão em 12 países. O caso português”, que esta mesma unidade está a desenvolver desde 2004 (POCI/CED/56992/2004).

O programa da conferência compreendia sessões plenárias, mesas-redondas, sessões temáticas, grupos de discussão e painéis, distribuídos em 15 eixos temáticos, abertos a todos os que quisessem participar através de comunicações individuais ou em grupo, numa das três línguas de trabalho da conferência: português, espanhol e inglês.

Foi contabilizada a participação de 230 investigadores, provenientes de 9 países, com as mais diversas habilitações, desde os estudantes de graduação a alguns dos mais conceituados investigadores destes países. Foram apresentadas 133 comunicações e dinamizados 13 grupos de discussão, sendo que 64% dos trabalhos apresentados eram oriundos do Brasil e os seus autores possuidores de habilitações ao nível do mestrado e doutoramento.

O objectivo geral deste projecto, proporcionar um amplo debate científico em torno das problemáticas da globalização e dos seus impactos nas políticas de educação e do trabalho dos professores, bem como da emergência de novos modos de governação e de regulação do campo educativo, foi, na opinião da Comissão Organizadora, amplamente atingido.

Odete Mota Feliz