SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue12Conferência “Educando o Cidadão Global: Globalização, Educação e Novos Modos de GovernaçãoO Grupo de Investigação Memórias da Educação no Espaço Lusófono author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  no.12 Lisboa  2008

 

Investigação Sociológica e Debate Público Primeiro Fórum de Sociologia organizado pela Associação Internacional de Sociologia

Barcelona, Espanha 5 a 8 de Setembro de 2008

O impacto da Investigação Sociológica no Debate Público foi o lema do Primeiro Fórum Sociológico, organizado pela International Sociological Association (ISA), que decorreu entre os dias 5 e 8 de Setembro, em Barcelona, Espanha.

A ideia de realizar um encontro numa nova “fórmula” de debate sociológico – um Fórum– surgiu, como referiu Arturo Rodriguéz Marató, na conferência de abertura, da constatação da existência de uma série de necessidades práticas insatisfeitas dentro da ISA, de oportunidades desaproveitadas e desafios importantes para a comunidade sociológica, aos quais convinha dar resposta e que se encontram ancorados na questão da utilidade pública da Sociologia.

Pautando-se pelo alto nível de reflexividade, este Primeiro Fórum Sociológico estruturou-se em três pilares estratégicos interligados. Por um lado, possibilitou a partilha das análises e trabalhos desenvolvidos no âmbito de cada Research Committees (RC) específico. Por outro lado, almejou o entrelaçamento dos distintos RC em Joint Sessions, de modo a estabelecer-se um diálogo entre as várias sociologias, pois embora os grupos sejam independentes entre si, abordam questões de transcendência social transversais a todos os grupos. Por último, o fórum abriu portas a outras comunidades científicas e respectiva esfera pública, projectan-do-o como forma de cidadania e contribuindo para a renovação e o reposicionamento do vínculo entre a Sociologia e a esfera pública.

Participaram neste Primeiro Fórum Sociológico 2549 cientistas sociais, representando um total de 87 países distribuídos pelos 5 cantos do mundo. Portugal foi o 10º país mais representado com a participação de 75 investigadores, reposicionando-se em 6º lugar se apenas contabilizarmos os participantes de países europeus, atrás da Espanha (335), Grã-Bretanha (252), Alemanha (149), França (136) e Itália (108).

Ao longo dos 4 dias, foram apresentadas cerca de 2700 comunicações, distribuídas pelos 42 dos 61 RC,WG e TG.

Em representação do Observatório de Políticas de Educação e Contextos Educativos (UID-OPECE) estiveram presentes António Teodoro, coordenador científico da Unidade e Vice-Presidente da ISA para o RC Sociology of Education (RC04) na Europa, e as investigadoras Carla Galego, Cecília Silva e Elsa Estrela, as quais participaram activamente no RC04.

António Teodoro moderou 3 sessões, subordinadas ao tema Education for all: Values and Multiculturalism e Access and Democratization of Education.

Cecília Silva participou na sessão 05C: Education for all: Access and Democratization of Education Part III, tendo apresentado uma comunicação com o título Standards at Physics-Chemistry Exams in Portugal: 1972 and 2006.Standards at Physics-Chemistry Exams in Portugal: 1972 and 2006.

Carla Galego, inserida na sessão 1-The Use of International Data Sets for National Education Policies, apresentou uma comunicação com o título OECD as a world Think Tank: The Impact of OECD in National Educational Policies of Equity and in Construction of a Global Educational Agenda.

Elsa Estrela, integrada na sessão 4B-Accountability for and by Whom? Standards for and by Whom?:Who Decides? Part II, apresentou uma comunicação com o título The New Architecture in the Construction of the Educational and Curricular Policies: Regional and National Reconfigurations.

As investigadoras Carla Galego e Elsa Estrela apresentaram ainda em co-autoria uma outra comunicação intitulada Teacher Professionalism: Reconfigurations of the Teacher Identities in Portugal, inserida na sessão 3B-Accountability, Standards, and Teachers Part II.

Congratulamo-nos pelo ambiente de partilha vivido nos dias do congresso, que trará certamente benefícios para a investigação, nomeadamente através da criação e reforço de redes de investigação.

A ISA aproveitou esta conferência para divulgar o título geral do próximo Congresso Mundial de Sociologia, que terá lugar em Gothenburg, Suécia, entre 11 e 17 de Julho de 2010. O congresso terá como título Sociology on the Move e abordará temas como a Violência e Guerra, a Sustentabilidade, as Diferenças dos Mundos, a Acção e a Imaginação, a Religião e o Poder.

Carla Galego e Elsa Estrela