SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número13I Seminário de Educação InclusivaGestão democrática na Rede Municipal de Ensino. Um estudo sobre os impactos no convívio escolar índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.13 Lisboa  2009

 

Doutoramento em Educação

 

Raul da Silva Mendes

2008

A Formação Inicial dos Professores Do Ensino Primário no Portugal do Século XX (1942-2000). Do Modelo Maternal ao Modelo Profissional

Orientação: Professor Doutor António Teodoro

 

Pensamos com este nosso trabalho de investigação contribuir para o estudo da formação inicial dos professores do ensino primário/professores do 1.º ciclo do ensino básico (1942-2000), tomando como eixo a evolução dos conceitos educação, professor, aprendizagem, sintetizados no modelo maternal, em que a professora governava a sua classe como a mãe a sua família e no modelo profissional que faz do professor um expert e insiste na sua competência, quer a nível dos saberes, quer a nível das técnicas pedagógicas.

Escolhemos como referente inicial do nosso estudo o ano de 1942, data em que, pelo decreto-lei n.º 32 243 de 5 de Setembro de 1942, são reabertas as Escolas do Magistério Primário em Lisboa, Porto, Coimbra e Braga.

Escolhemos como referente final do nosso estudo o ano de 2000, fecho de século e milénio que, na formação inicial de professores, inseriu os primeiros professores do 1.º ciclo do ensino básico com licenciatura (decreto-lei n.º 115, de 19 de Setembro de 1997).

No percurso da formação inicial dos professores do Ensino Primário, da reabertura das Escolas do Magistério Primário (1942), à instituição das Escolas Superiores de Educação (1986), à promulgação do Estatuto da Carreira Docente (1990), à exigência do grau de licenciatura na formação inicial dos professores do 1.º ciclo (1997) questionamos:

– Que conceitos de educação, professor e aprendizagem estão presentes na formação inicial realizada em Escolas do Magistério Primário e Escolas Superiores de Educação?

– Que transformações sofrem estes conceitos com a adopção de novos modelos de formação inicial experimentados a partir da Revolução Portuguesa de 25 de Abril de 1974?

 

This work of investigation aims to contribute to the study of the initial formation of elementary school teachers (professores do Ensino Primário) / 1st cycle teachers (professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico) between 1942 and 2000). The present study is centered on the evolution of the following concepts : education, teacher, apprenticeship, summarized in the maternal model, in which the teacher was governing the class like the mother his family and in the professional model that sees the teacher as an expert and insists on his competence, in terms of knowledge and of pedagogic techniques.

We chose like initial referent of our study the year of 1942 when, for the act n.º 32 243 of 5th September 1942, the Lisbon, Oporto, Coimbra and Braga primary teaching schools (Escolas do Magistério Primário) were reopened.

We chose like final referent of our study the year of 2000, the close of the century and of the millennium, when the first teachers of the 1st teachers of the 1st cycle of the basic teaching (professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico) were formed and when they started to have a degree (act n.º 115, of 19 September 1997).

From the initial formation of elementary school teachers (professores do Ensino Primário), when Primary Teaching Schools (Escolas do Magistério Primário) were reopened (1942), to the beginning of the Colleges of Education (Escolas Superiores de Educação), (1986) and to the promulgation of the Statute of theTeaching Run (1990), to the demand of the degree course in the initial formation of the teachers of the 1st cycle (professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico), (1997) we question:

- What are the concepts of education, teacher and apprenticeship of theachers’ initial formation carried out in Schools of the Primary Teaching Escolas do Magistério Primário) and in Colleges of Education (Escolas Superiores de Educação)?

- How have those concepts changed due to the fact that new models of initial formation were adopted since the Portuguese Revolution of 25 April 1974 ?