SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número13A Formação Inicial dos Professores Do Ensino Primário no Portugal do Século XX (1942-2000). Do Modelo Maternal ao Modelo ProfissionalLeitura na escola: Um diálogo entre professores e alunos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.13 Lisboa  2009

 

Mestrado em Ciências da Educação

 

Josias Benevides da Silva

2006

Gestão democrática na Rede Municipal de Ensino. Um estudo sobre os impactos no convívio escolar

Orientação: Professor Doutor António Teodoro

 

Assim como outros campos da administração pública, a gestão escolar é elemento central da otimização de recursos, tempo, espaços e materiais diversos. Visa a eficiência e a eficácia dos resultados pretendidos. Neste sentido, discutir a gestão democrática da escola é de grande importância e relevância social, já que beneficia diretamente nos resultados educativos das pessoas envolvidas no processo ensino-aprendizagem e conduz os seres humanos à sua emancipação.

A presente pesquisa, matéria para a dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, tem como principal objetivo analisar, se-tem como principal objetivo analisar, se-analisar, segundo diretores, professores, pais e alunos, os impactos e a repercussão da escolha de diretores por eleição direta, no que tange à convivência escolar no fazer do diretor eleito.

A respeito da metodologia da pesquisa, o seu universo compreende a cidade de Guanambi, interior da Bahia, unidade federativa do Brasil. Com base no paradigma de pesquisa qualitativa, a partir de entrevista estruturada, com o recurso da gravação, procedeu-se a transcrição e a análise dos dados.

Os resultados desta pesquisa revelam que, através das eleições livres e diretas para a escolha do gestor escolar, muitos são os impactos positivos advindos desta prática democrática da escolha do diretor da escola. Contudo, apresentam também, pontos negativos que necessitam de correções, no sentido de alcançar maior êxito no fazer didático-pedagógico e técnico-administrativo, em busca de uma gestão verdadeiramente emancipatória. Porém, mesmo frente aos desafios a serem superados, a pesquisa demonstra que as eleições livres e diretas para a escolha do gestor escolar podem ser consideradas como a chave que abre a porta da gestão democrática da escola.

 

As well as the other public management fields, the scholar management is a central tool for enhancing the resources, time, spaces and several materials. It aims to search for the efficiency of the pretended results. In this sense, discussing the democratic management at school is very important and of great social relevance, for it directly benefits the educative results of people involved in the teaching/learning process and conducts the human beings to their emancipation.

The present research, subject for the dissertation in the Master’s degree in “Ciências da Educação”, has as main objective to analyze, according to directors, teachers, parents and students, the impacts and the repercussion of direct election for director’s choosing, when it comes to scholar living in the elected director’s making.

When it comes to methodology of research, its universe is the city of Guanambi, a town in Bahia, federative unit of Brazil. Based on qualitative research, from a structured interview, the transcription and analyses of data were made from recording resources.

The results of this research reveal that through free and direct election for choosing the scholar management, the positive impacts that come with this democratic practice are enormous. However, they also show negative points that need correction, to reach a better result in the didactic-pedagogic and technical-administrative making, when looking for a really emancipatory management. But, even in front of these challenges which need to be overcome, the research shows that free and direct election to the scholar manager choosing can be considered as a key t o open the school democratic management door.