SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número13Leitura na escola: Um diálogo entre professores e alunosUma Porta Aberta para o Mundo e para a Sociedade. A inclusão de uma jovem com paralisia cerebral, em contexto escolar índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.13 Lisboa  2009

 

Mestrado em Educação Especial

 

Tânia Cristina Vieira Pestana

2008

Brincando e Aprendendo: espaço para aprendizagens inclusivas. Procurando ultrapassar o estigma das perturbações do espectro autista

Orientação: Professora Doutora Isabel Sanches

 

O trabalho apresentado é decorrente do Projecto de Intervenção realizado no âmbito do Curso de 2º Ciclo em Educação Especial, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Esta intervenção contempla os movimentos em torno da minimização das dificuldades apresentadas por uma criança com características do espectro autista, na área da língua portuguesa e da socialização, numa perspectiva inclusiva.

“Inês” é o nome fictício da aluna em estudo e, actualmente, frequenta o 4º ano do 1º ciclo de um externato de ensino privado, da sua área de residência.

O enquadramento teórico vai sustentar e facilitar uma compreensão clara e concisa da intervenção realizada e das posições defendidas sobre esta matéria. Deste modo, são tratados temas no âmbito da Educação Inclusiva, da Escola Inclusiva e do Autismo.

Para obter informações sobre a “Inês” e sobre os contextos em que se movimenta, bem como sobre todo o seu processo de inclusão escolar utilizámos como suporte metodológico, a pesquisa documental, as entrevistas semi-directivas à professora de turma e aos pais da aluna em estudo, a observação naturalista e a sociometria.

A planificação global da intervenção foi elaborada a partir do relacionamento/ cruzamento dos dados que resultaram da análise da informação recolhida. Para uma intervenção fundamentada caracterizámos inicialmente a “Inês”, o seu contexto escolar e familiar.

Os princípios orientadores da intervenção realizada, numa perspectiva de investigação para a acção, bem como os objectivos definidos para a “Inês”, as estratégias/actividades realizadas, numa perspectiva de aprendizagem muito estruturada, muito reflectida e avaliada durante todo o processo, implicando todos os intervenientes neste mesmo processo, permitiram-nos constatar que esta aluna fez aprendizagens significativas nas áreas académica e social.

Assim, nesta intervenção, confrontámo-nos com o desafio de práticas educativas, diferenciadas e inclusivas. Estas práticas, por sua vez, contribuíram para que os colegas e pais a olhem de forma mais positiva e com maior respeito, enquanto ela circula no meio de todos, presente e ausente, ao mesmo tempo, num quotidiano quase apto a lidar com a diversidade.

 

Playing and learning: Perfect timing to inclusive schooling. Trying to overhaul the disturbing stigma of autism

This intervention project proceeds from the monograph that is due to be presented at the end of the 2nd Cycle of Studies in Specialised Training in Special Needs Education. This intervention contemplates actions that minimize the difficulties presented by a child with Autism Spectrum Disorder, in the areas of the Portuguese language and socialization, in an inclusive perspective.

“Inês” is a fictitious name given to the child used in this case study. She is currently a pupil in the forth year of the first cycle in a non-boarding school, in her habitational area.

The Theoretical Framing goes to support and to facilitate a clearer and concise understanding of the carried through intervention and the positions defended in this matter. In a synthetic form, subjects in the scope of the Inclusive Education, Inclusive School and Autism will be presented.

As a methodological support, I recurred to the documentary analysis; to the semi-directive interviews to the class teacher and to “Inês’s” parents; to the naturalistic observation and to the Sociometry.

The global planning of the intervention was elaborated according to the analysis of the collected data. For a based intervention, initially “Inês” was characterized within the school and the family context.

The orienting principles of this intervention were set in a perspective of action research. Thereby objectives were defined and strategies/activities were carried through considering the child’s teachers, its family and all intervening aspects. The whole process was considered and evaluated step by step, in a very structuralized perspective of education/learning, which allowed to evidence the significant learnings accomplished by this child in the academic and social areas.

Therefore, in this intervention we are faced with the challenge of different and differentiated educative practices. These practices contributed sufficiently so that the other pupils and parents saw “Inês” in a different way and with bigger respect.