Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista Lusófona de Educação
versão impressa ISSN 1645-7250
Rev. Lusófona de Educação n.16 Lisboa 2010
I Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE)
Isabel Sanches
Realizou-se na Universidade de Aveiro, nos dias 8 e 9 de Outubro de 2010, um encontro de jovens investigadores em Educação. Para além das sessões plenárias, a primeira da responsabilidade do Professor Doutor João Arriscado Nunes ´´A avaliação da investigação em Ciências Sociais: estará a «monocultura» da avaliação a promover a irrelevância?`` e a segunda da Professora Doutora Louise Ackers, da Universidade de Liverpool, ´´Internationalisation, Mobility and Metrics: Managing the Tensions``, há a destacar a mesa redonda final, subordinada ao tema´´Formação Doutoral no Quadro de Bolonha``, moderada por Isabel Martins (CIDTFF), com os seguintes participantes: Nilza Costa (Universidade de Aveiro), Isabel Menezes (Universidade do Porto), João Pedro da Ponte (Universidade de Lisboa), António Teodoro (Universidade Lusófona) e Licínio Lima (Universidade do Minho).
O ponto alto do Encontro foram as Sessões paralelas, num total de 21, com 89 comunicações, em que os jovens investigadores apresentaram, discutiram e ouviram comentários dos seus pares sobre os projectos de investigação que estão a desenvolver.
Do Centro de estudos e investigação em Educação e Formação (CeiEF), da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, estiveram presentes, para além do Professor Doutor António Teodoro, já citado, a Professora Doutora Isabel Sanches a moderar a Sessão sobre Dificuldades de Aprendizagem, a doutoranda Ana António com a comunicação Um Outro Olhar: A Escola nos Artigos de Opinião e a também doutoranda Maria Clara Lino com a comunicação Um Estudo da (Re)Configuração Identitária dos Professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (2005-2010).
Estão de parabéns os promotores desta iniciativa, pelo seu carácter inovador e pela organização e funcionamento da mesma. Cabe salientar que a equipa organizadora era constituída por jovens investigadores em processo de conclusão do seu doutoramento.