SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue16Metamorfoses em espelho de água: Identidade, perfil, contextos e mudança nas (auto)representações dos professoresComunicação Aumentativa: Estratégia para a Inclusão author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  no.16 Lisboa  2010

 

Ana Cristina Pereira Cortiço

2010

 

Leitura e Compreensão.Um estudo sobre a activação semântica, no acto de leitura, em alunos do 9ºano

Orientação: Prof. Doutor Óscar de Sousa

 

Leitura e Compreensão é um estudo que se integra no âmbito da Psicologia Cognitiva e tem por finalidade ajudar a perceber se a activação semântica dos processos cognitivos, quando se recorre à leitura silenciosa e ao uso de estratégias diversificadas, pode conduzir à melhoria da compreensão dos textos lidos.

Seleccionámos dois grupos de alunos do 9º ano que funcionaram como grupo de controlo e grupo experimental; depois de ambos os grupos terem realizado duas provas de compreensão como pré-teste, o grupo experimental exercitou estratégias de leitura em alternância com provas de compreensão, ao longo de 10 semanas, durante o 2º e 3º período do ano lectivo de 2008/2009. O grupo de controlo realizou as provas de leitura e compreensão, ao mesmo tempo que o grupo experimental, sem qualquer treino de estratégias de leitura.

A análise dos resultados revela que os alunos do grupo experimental apresentam melhorias significativas após terem sido sujeitos a um treino de leitura compreensiva segundo o modelo do Duplo Canal, na sua componente de activação do armazém semântico.

Palavras-chave: leitura, compreensão, activação semântica, modelo do Duplo-Canal, psicologia cognitiva.

 

Reading and Comprehension. A study on the semantics activation, in the act of reading, of the 9th standard students

Reading and Comprehension is a study which purpose is to help understand whether the activation of cognitive semantics processes may lead to the improvement of the comprehension, when we use silent reading and other strategies. We select two groups of 9th grade. One worked as a control group, the other as an experimental group. After both groups have done two reading comprehension exercises, the experimental group practised reading strategies as well as reading comprehension exercises, for ten weeks, during the second and third terms of 2008/2009 school year. The control group accomplished the comprehension exercises at the same time as the experimental group, without practising any reading strategies.

The analysis of the results tells us that the students of the experimental group show great improvement after being submitted to a dual route reading exercises, in what concerns the activation of the semantic component.

Keywords: reading; comprehension; semantic activation; dual route model; cognitive psychology.