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Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  no.16 Lisboa  2010

 

Gertrudes Belas Anica

2010

 

Comunicação Aumentativa: Estratégia para a Inclusão

Orientação: Profª Doutora Maria Odete Emygdio da Silva

 

A paralisia cerebral é um dos factores que frequentemente leva a graves perturbações na comunicação. Estas limitações causam enormes barreiras no desenvolvimento dos indivíduos, sendo importante proporcionar àqueles que apresentam disfunções na comunicação os meios para se expressarem e comunicarem.

A comunicação aumentativa tem como objectivo proporcionar as ajudas técnicas específicas que ampliem as capacidades de expressão permitindo compensar as disfunções comunicativas e proporcionar a comunicação, a aprendizagem, a interacção, a autonomia, melhorando as competências globais dos indivíduos e possibilitando- lhes uma melhor qualidade de vida.

Este trabalho resultou da intervenção fundamentada nos pressupostos e nos procedimentos da intervenção-acção com uma aluna com Paralisia Cerebral e sem linguagem oral, com o objectivo de melhorar os seus níveis de interacção com os pares, os professores e os familiares.

Esta intervenção centrou-se no desenvolvimento e na aplicação de um sistema aumentativo de comunicação e numa perspectiva ecológica de desenvolvimento, promoveu uma maior adaptação da aluna ao meio envolvente, a sua inclusão na turma e a sua socialização na comunidade escolar.

Palavras-chave: inclusão; educação inclusiva; paralisia cerebral; sistemas aumentativos de comunicação; unidades de apoio especializado.

 

Augmentative Communication: Strategy for Inclusion

Cerebral palsy is a factor that often leads to severe disruption in communication. This limitation causes enormous barriers in individuals development, making it important to offer those with communication disabilities the means to express themselves and to communicate.

The augmentative communication aims to provide the specific technical assistance which amplifies the expression capacity compensating the communicative disorders and therefore allowing the communication, learning, interaction and autonomy, improving the individual global competencies and providing them with a better quality of life.

This work resulted from the intervention based on the assumptions and procedures of the interventionaction with a student with cerebral palsy and without oral language, in order to improve their levels of interaction with peers, teachers and family.

The intervention focused in the development and implementation of an augmentative communication system to, from an ecologic development perspective, promote a larger adaptation of the student to her surroundings and class inclusion.

Keywords: Inclusion; Inclusive education; cerebral palsy; augmentative communication systems, Special education Unit